6 março 2024

Cristãos convidados a participar na iniciativa “24 horas para o Senhor”

Fotografia DM

DM - Jorge Oliveira

Zona Pastoral da Cidade de Braga e Este centra celebrações na Igreja do Pópulo

A igreja do Pópulo, em Braga, vai acolher de 8 para 9 de março (sexta para sábado) a iniciativa “24 horas para o Senhor”, numa organização da Zona Pastoral da Cidade de Braga e Este.

Introduzida na Igreja pelo Papa Francisco, esta é uma iniciativa quaresmal de oração e reconciliação, celebrada em dioceses de todo o mundo na véspera do IV Domingo da Quaresma.

Assim, as paróquias e comunidades cristãs são convidadas a manterem as igrejas abertas durante um dia, com o objetivo de oferecer a possibilidade aos fiéis de fazerem uma pausa num momento de adoração e a oportunidade de se confessarem.

“Caminhar numa vida nova” é o lema escolhido pelo Papa para a edição deste ano (11.ª) de “24 Horas para o Senhor”.  A frase é tirada de um versículo da Carta aos Romanos (6,4).

Na Zona Pastoral da Cidade de Braga e Este, a Igreja do Pópulo volta a ser a escolhida para acolher a iniciativa seguindo um calendário dinamizado, hora à hora, por várias comunidades paroquiais e movimentos da Igreja (ver lista ao abaixo).

O padre Rúben Cruz, párocos de S. Lázaro, convida os fiéis a participaram nestes momentos de oração e adoração neste tempo quaresmal, em que cada um é convidado à conversão e a preparar-se para a Páscoa.

"Este ano temos a oportunidade de contar também com movimentos, ordens religiosas e a Pastoral Familiar na dinamização, o que irá certamente valorizar a iniciativa", acrescentou o sacerdote, que é o diretor do Departamento Arquidiocesano para a Presença da Igreja no Ensino.

“24 Horas para o Senhor” começa com a celebração da Eucaristia, ao que se segue de hora em hora a Exposição do Santíssimo Sacramento.

Para uma melhor vivência deste momento, o Dicastério para a Evangelização disponibilizou um subsídio pastoral, com algumas sugestões e propostas que "podem ser adaptadas de acordo com as necessidades e costumes locais".

Este suporte pode ser descarregado de forma gratuita em cinco idiomas (inglês, espanhol, português, italiano, polaco e francês), através do site do Dicastério.

O Papa vai celebrar as “24 horas para o Senhor”, na paróquia de São Pio V, em Roma, a partir das 16h30 (15h30 em Lisboa).

Calendário das “24 Horas para o Senhor”

20h – 21h: Paróquia de Santo Adrião.

21h – 22h: Paróquia de S. Lázaro.

22h – 23h: Paróquia de S. Vicente

23h – 24h: Paróquia de S. Victor.

0h – 1h: Paróquias de Gualtar e Este (São Mamede).

1h – 4h: Grupos e Comunidades da Zona Cidade-Este.

4h – 5h: Paróquias de Sé, S. João do Souto e Cividade.

5h – 6h: Paróquia de Maximinos

6h – 7h: Paróquia de Ferreiros.

7h – 8h: Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar.