19 março 2024

5º Congresso Eucarístico Nacional espera receber fiéis de todo o país

Fotografia DACS

dacs

Braga recebeu reunião da comissão organizadora

“A Eucaristia é um sínodo concentrado, onde todos, todos, todos, somos convidados a participar na mesa com Jesus, na escuta da Sua Palavra, na experiência do mistério e na divisão da glória, porque sem Eucaristia não podemos viver, sem Eucaristia a Igreja não existe”, afirmou o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, na manhã de ontem, dia 18, no  encerramento da reunião da Comissão Nacional responsável 5º Congresso Eucarístico Nacional (CEN).

Todos os setores responsáveis pela organização do evento participaram da reunião que decorreu no Paço Arquiepiscopal. O 5º Congresso Eucarístico Nacional se realizará em Braga, de 31 de maio a 2 de junho deste ano e tem como tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança – Reconheceram-n’O ao partir o pão (Lc 24, 35)”.

“É uma logística grande, porque é um acontecimento da Igreja que peregrina em Portugal e queremos contar com o maior número de pessoas”, afirmou D. José.

O arcebispo destaca que, para o Congresso, a capacidade da sala do Altice Fórum é de 1400 pessoas, para o simpósio propriamente dito, mas que acontecerão grandes celebrações na Sé, na Avenida Central, na Festa Mariana e, sobretudo no encerramento, no Santuário do Sameiro, “como peregrinos de esperança, como nos convida o Papa Francisco, neste alinhamento entre o dinamismo da Jornada Mundial da Juventude e o Jubileu de 2025”.

“Queremos peregrinar com Maria, mas atrás de Cristo, como Ela faz e nos ensina. E, no Sameiro, congregar o maior número de pessoas. É esse o convite alargado da Arquidiocese de Braga, como temos vindo a propor nos vários organismos, e na Missa Crismal, que iremos reforçar, para não haver celebrações da Eucaristia durante essa manhã, a não ser no Sameiro, e sentirmos-nos assim um povo sinodal, um povo em caminho”, sublinhou o prelado.

Em 2024 celebra-se o centenário do primeiro Congresso Eucarístico em Portugal (1924), também realizado em Braga.

A Cruz com o símbolo do 5º Congresso Eucarístico Nacional, que está no Paço, seguirá esta semana para a Sé de Braga.

Os trabalhos de reflexão do Congresso decorrerão no Altice Fórum, nos dias 31 de maio e 1 de junho. Já o dia 2 de junho será dedicado à Peregrinação Arquidiocesana do Sameiro, culminando com a celebração eucarística, presidida pelo Cardeal Delegado Pontifício, e com a leitura das conclusões do Congresso.

O encerramento do CEN pode ser a maior peregrinação já feita ao Sameiro

A Peregrinação Arquidiocesana até o Santuário do Sameiro, que marcará também o encerramento do 5º Congresso Eucarístico Nacional, pode congregar o maior número de pessoas já visto no local.

“Estou convencido que sim, porque já tivemos grandes congressos no Sameiro e dizem que no primeiro Congresso Eucarístico estiveram 400.000 pessoas. Só que agora temos muito mais facilidade de transporte e de mobilização. Se de facto este Congresso cair no âmago dos cristãos, convocado o país inteiro, convocadas todas as dioceses, podemos antever atingir esse número ou até, eventualmente, superá-lo”, explica o Cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria do Sameiro.

O Cónego José Paulo destaca que um evento como este “não acontece todos os dias” e pode ser “um acontecimento que irá marcar a história do Sameiro e da nossa arquidiocese”.

Segundo o presidente da Confraria, a logística implica a gestão do percurso, a forma de o fazer e de organizar a caravana pela estrada, questões de segurança, quer no caminho, quer depois no local de chegada,  a transmissão em direto, trânsito, questões de saúde pública, “porque temos de ter pessoal preparado para alguma resposta possível no local”, entre outras coisas.

“Teremos também muitos concelebrantes na Eucaristia. Portanto, também isto implica uma escala capaz de acolher os que virão”, destaca.

Na missa de encerramento também serão plantadas quatro árvores, “simbolicamente uma por cada metrópole e uma representando  a Santa Sé”, disse

“Portanto, tudo aquilo que estamos a tentar fazer é pensar no evento, tentar antever o que vai acontecer, trabalhar na prevenção e na preparação de todas as coisas para que corra tudo com brilho, com a dignidade, com a segurança e com a luz que desejamos que este evento tenha”, afirmou.