Arquidiocese de Braga -

26 maio 2016

Faleceu o P.e Joaquim Almeida Pinheiro

Fotografia

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Faleceu no passado dia 21 de Maio, aos 75 anos, este sacerdote natural do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão

\n

Faleceu no passado sábado, dia 21 de Maio, o P.e Joaquim Almeida Pinheiro, natural da paróquia de S. Martinho de Avidos, Arciprestado de Vila Nova Famalicão, onde nasceu a 14 de Dezembro de 1940.

O P.e Joaquim Pinheiro foi ordenado sacerdote a 27 de Setembro de 1964, sendo nesse mesmo ano nomeado Vigário cooperador de S. João da Ponte, Arciprestado de Guimarães. No ano seguinte, em 1965, iniciou o seu serviço nas Forças Armadas, onde se manteve durante 26 anos, até 1991. No final desse ano foi autorizado a ser Capelão dos Emigrantes Portugueses na Comunidade de Weinfeld, na Suíça. Por sua vez, em 2003 foi nomeado Vigário Paroquial de Santo Adrião, Vila Nova de Famalicão, tendo sido dispensado desta missão no final de 2005. Desde essa data até então o sacerdote colaborava em diversas paróquias do Arciprestado, auxiliando os respectivos párocos, fazendo-o de forma mais assídua e intensiva nas comunidades que compõem a Unidade Pastoral de Cabeçudos, Esmeriz e Palmeira.

O funeral do P.e Joaquim Pinheiro teve lugar no dia 23 de Maio, às 15h00, na Igreja Paroquial de S. Cristóvão de Cabeçudos, paróquia para onde foi viver nos primeiros anos da sua vida e onde ainda residia actualmente, tendo presidido à celebração da Eucaristia D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, e estando também presentes vários sacerdotes do nosso Arciprestado e não só.

Tratando-se de um sacerdote natural do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão e que durante parte da sua vida esteve ao serviço da Igreja de Jesus Cristo no mesmo, o Arciprestado, na pessoa de cada um dos seus sacerdotes e de todos os cristãos, presta aqui uma singela homenagem ao P.e Joaquim Almeida Pinheiro, reiterando à sua família as mais sentidas condolências.