Arquidiocese de Braga -

18 junho 2016

D. Jorge Ortiga exortou à Misericórdia na Eucaristia em honra de Santo António

Fotografia

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

No final da celebração o Arcebispo procedeu à bênção do tradicional Pão de Santo António.

\n

Na passada segunda-feira, dia 13 e dia de feriado municipal em Vila Nova de Famalicão, realizou-se a já tradicional Eucaristia Solene em honra de Santo António, um santo venerado no Concelho e no Arciprestado de V. N. Famalicão, presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, que exortou os fiéis à prática da Misericórdia.

Marcada para as 11h00 a Eucaristia contou, à semelhança dos anos anteriores, com a presença de um grande número de fiéis que lotaram por completo a Capela onde se venera este santo, assim como o espaço e rua circundantes à mesma.

Nas palavras dirigidas aos presentes durante a homília, D. Jorge evocou Santo António enquanto “pregador da Misericórdia de Deus”, que hoje convida cada um a “anunciar a Misericórdia através de uma acção misericordiosa”. Em pleno Ano Jubilar da Misericórdia, o prelado exortou os fiéis a “usarem da palavra na relação fraterna de uns com os outros”, praticando, precisamente, a obra de Misericórdia: "corrigir os que erram".

Por sua vez, da parte da tarde, às 17h00, teve lugar a procissão em honra de Santo António, desta feita presidida pelo Vice-Arcipreste de Vila Nova de Famalicão, o P.e Francisco Carreira. Inserida nas tradicionais festas da cidade, mais conhecidas por festas Antoninas, esta manifestação pública da Fé iniciou também na Capela onde este santo se venera, sendo o andor do mesmo escoltado pelos bombeiros.

A procissão que contou ainda contou ainda com a presença do pároco de Antas, o P.e Agostinho Alves, assim como de algumas entidades civis, nomeadamente o Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, foi também enriquecida por inúmeros figurantes, percorrendo várias ruas da cidade e regressando novamente à Capela.