Arquidiocese de Braga -

17 outubro 2016

Formação de Adultos desafia cristãos a caminhar com Maria até Jesus

Fotografia

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Encontros têm lugar uma vez por mês na Unidade Pastoral das paróquias de Cabeçudos, Esmeriz e Palmeira.

\n

A Unidade Pastoral das paróquias de Cabeçudos, Esmeriz e Palmeira, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, promove ao longo deste ano pastoral, e à semelhança dos anteriores, um tempo de Formação Cristã para Adultos. Esta actividade formativa, que ocorre nas primeiras sextas-feiras de cada mês (de Outubro a Maio), tem como grande objectivo ajudar a redescobrir a identidade cristã e o dom da fé, para uma “autêntica e renovada conversão ao Senhor” Jesus Cristo, como propõe o plano pastoral da Arquidiocese de Braga.

O título desta formação é “Caminhamos… com Maria até Jesus!”, pois “é Maria o modelo de discípula, que, aos pés da Cruz de Jesus Cristo, nos ensina a ser fiéis na oração, na contemplação dos mistérios de Deus e na expressão da bondade e misericórdia no quotidiano”. Podemos vê-la como “a mulher crente e fiel que aponta para o valor e a necessidade da celebração da fé na Eucaristia, no encontro com Jesus e na alegria do anúncio do amor ao mundo”. Deste modo, a partir do tema pastoral proposto para o presente ano, a “Fé Contemplada”, esta formação interpela cada um a “olhar de perto para Maria, a primeira discípula missionária, que abre a sua vida à presença de Deus”, procurando desenvolver-se e fomentar a participação dos diversos movimentos e grupos paroquiais e restante comunidade, interpelando-os à vivência mais frequente e próxima da Eucaristia.

Assim sendo, no passado dia 7 de Outubro, sexta-feira, teve lugar o primeiro destes encontros que aconteceu, desta feita, na paróquia de Palmeira, às 21h15, surgindo também integrado na celebração do dia de Nossa Senhora do Rosário, tradicionalmente assinalado de forma especial nesta comunidade.

Depois das boas-vindas dadas pelo pároco, o P.e Nuno Vilas Boas, a todos os presentes, foi tempo de escutar o orador convidado deste encontro, o P.e Francisco Carreira, Vice-Arcipreste de Famalicão, cuja apresentação encontrou mote na seguinte frase proferida por Maria: “Como será isto, se eu não conheço homem?” (Lucas 1,34).

De salientar ainda que este encontro foi enriquecido com a participação activa da Escola de Música de Esmeriz e dos Grupos de Jovens das três paróquias envolvidas, que, através do seu canto, animaram e imprimiram outra alegria ao serão.

Esta iniciativa de formação prossegue agora até Maio de 2017, sendo que os encontros contarão com a presença de oradores que ajudarão a pensar a fé, a partir de várias frases e atitudes de Maria. Procurar-se-á incrementar a dinâmica da Lectio Divina, no estudo e oração da Palavra de Deus, pois “pela fé, Maria acolheu a Palavra do Anjo e acreditou no anúncio de que seria Mãe de Deus na obediência da sua dedicação”, assim como a iniciativa “A Bíblia em nossa Casa”, dinâmica que é fruto ainda vivo do triénio dedicado à Palavra de Deus. Além disso, esta formação pretende ainda reforçar os laços de interparoquialidade e criar uma plataforma mensal de encontro, reflexão e convívio entre as pessoas, para que todos possam, como Isabel, repetir ao longo deste ano pastoral: «feliz de ti que acreditaste» (Lucas 1, 45).