Arquidiocese de Braga -
29 novembro 2016
Faleceu o P.e António Lourenço Fernandes
Departamento Arciprestal da Comunicação Social
Sacerdote natural da paróquia da Carreira presidiu a esta comunidade durante mais de 30 anos.
Faleceu na passada sexta-feira, dia 25 de Novembro, aos 87 anos, o P.e António Lourenço Fernandes, natural da paróquia da Carreira, Vila Nova de Famalicão, onde nasceu a 5 de Dezembro de 1928.
O P.e Fernandes foi ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1954, tendo nesse mesmo ano iniciado o seu ministério sacerdotal como Vigário Cooperador de Guimarães. Posteriormente, em 1956, foi nomeado pároco de Nespereira e Gandarela, Arciprestado de Guimarães, onde exerceu funções até 1975, altura em que foi nomeado pároco de Serafão, no Arciprestado de Fafe. Cerca de um mês depois foi nomeado pároco de São Tiago de Carreira, no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.
A 15 de Julho de 2012, 37 anos depois, foi dispensado da paroquialidade de São Tiago de Carreira e São Simão de Novais, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, por razões de saúde e de idade.
O funeral do P.e Fernandes teve lugar no dia 26 de Novembro, às 10h00, na Igreja Paroquial de São Tiago de Carreira. Presidiu à celebração da Eucaristia D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, estando também presentes vários sacerdotes do nosso Arciprestado e não só.
Tratando-se de um sacerdote natural do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão e que durante grande parte da sua vida esteve ao serviço da Igreja de Jesus Cristo no mesmo, o Arciprestado, na pessoa de cada um dos seus sacerdotes e de todos os cristãos, presta aqui uma singela homenagem ao P.e António Lourenço Fernandes, reiterando à sua família as mais sentidas condolências.
Partilhar