Arquidiocese de Braga -
23 fevereiro 2017
Catequistas e Pais de Famalicão desafiados à conversão, com Maria ao pé da Cruz
Departamento Arciprestal da Comunicação Social
Encontro de Recolecção procurou ajudar os presentes a melhor se prepararem para o tempo da Quaresma que se avizinha.
Na passada sexta-feira, dia 17 de Fevereiro, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova de Famalicão promoveu um encontro de Recolecção destinado a todos os catequistas e pais do Arciprestado, procurando proporcionar aos participantes um serão diferente com o objectivo de melhor os preparar e introduzir no tempo da Quaresma, o tempo litúrgico de preparação para a Páscoa, contemplando a Fé com Maria, junto da Cruz do seu filho, tal como enfatiza a caminhada proposta pela Arquidiocese e pelo Arciprestado para este tempo litúrgico.
Esta iniciativa, subordinada ao tema “Com Maria… ao pé da Cruz!” e realizada no Seminário dos Missionários Combonianos, em Antas, a partir das 21h15, reuniu cerca de uma centena de pessoas, entre catequistas e pais, provenientes de inúmeras paróquias do Arciprestado, que quiseram tomar parte de um momento privilegiado de oração, meditação, celebração e contemplação da Fé.
Deste modo, depois das boas-vindas a todos, deu-se início à exposição e adoração do Santíssimo Sacramento, presidida pelo P.e António Loureiro, Assistente da Equipa Arciprestal de Catequese. Enquanto louvavam Cristo presente e vivo no altar, os catequistas e os pais presentes foram convidados a fazer uma reflexão, com a ajuda de textos e cânticos, que procurou enfatizar “a presença fiel de Maria ao pé da Cruz Jesus, no momento da Sua morte, que nos interpela, precisamente, a percorrer um caminho de conversão quaresmal”. Este momento de oração salientou “que contemplar a Fé com Maria e como Maria, implica reconhecer o pecado que nos entristece e desfigura, ao mesmo tempo que nos desafia a uma mudança de vida, para que possamos branquear, a partir do testemunho penitente de Nossa Senhora, a veste branca do nosso Baptismo”.
Neste sentido, durante este momento de recolecção, os catequistas e pais que assim o desejaram tiveram também a possibilidade de receber o Sacramento da Reconciliação, que nos coloca, tal como a Maria, junto da Cruz de Jesus.
Terminado o tempo de oração e encontro com Jesus Eucaristia, os presentes foram convidados a tomar parte de um pequeno convívio, que possibilitou encerrar a noite com um momento de partilha e feliz confraternização entre todos.
Partilhar