Arquidiocese de Braga -

22 maio 2017

Unidade Pastoral de Cabeçudos, Esmeriz e Palmeira realizou Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo

Fotografia

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Iniciativa surgiu no contexto deste ano pastoral especialmente dedicado a Maria.

\n

No passado dia 14 de Maio, domingo, as paróquias que compõem a Unidade Pastoral de Cabeçudos, Esmeriz e Palmeira realizaram uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Lemenhe, Vila Nova de Famalicão.

Esta actividade surgiu no contexto deste ano pastoral especialmente dedicado a Nossa Senhora, em que a Arquidiocese de Braga convida a potenciar e promover as peregrinações aos diferentes santuários marianos existentes nos diferentes Arciprestados. Dado que este Santuário Mariano de Nossa Senhora do Carmo é o único de dimensão arciprestal existente em Famalicão, foi o local escolhido para a realização desta actividade que se destinou a todos os movimentos e paroquianos, em geral, das três comunidades.

Assim, aqueles que fizeram todo o percurso a pé partiram das paróquias, em diferentes grupos, às 8h00 da manhã. Outros partiram um pouco mais tarde, fazendo grande parte do percurso de autocarro e apenas um parte do percurso a pé, já perto do Santuário. Outros ainda fizeram todo o percurso de autocarro ou nos seus automóveis particulares. Para aqueles que integraram algum grupo, a pé ou de autocarro, a viagem ficou marcada por alguns momentos de oração e reflexão.

Chegados ao Santuário, e depois de um tempo para descansar e retemperar as forças, teve lugar a celebração da Eucaristia, às 12h00. A celebração aconteceu no recinto do Santuário, sendo presidida pelo pároco, o P.e Nuno Vilas Boas, e animada pelos três coros litúrgicos das paróquias envolvidas.

Na partilha proferida, o sacerdote salientou que “ao visitarmos aquele Santuário sentimos que Maria, a Senhora do Carmo, nos acolhe em sua casa”, acrescentando ainda que “Maria é a Mãe que caminha connosco, ao nosso lado, conduzindo-nos sempre para o seu filho Jesus, que é Caminho, Verdade e Vida”.

Durante a celebração, foi construído um puzzle com a imagem de Nossa Senhora da Alegria, e que resultou de uma dinâmica feita pelos diferentes grupos de peregrinos. Já perto do final foram distribuídas mensagens por todos os presentes, preparadas pelas crianças e adolescentes da Catequese.

No final da Eucaristia, aqueles que assim desejaram permaneceram no Santuário, aproveitando o agradável e convidativo parque de merendas para almoçar em família e entre amigos, prolongando-se o alegre convívio e confraternização durante a tarde.