Arquidiocese de Braga -
9 dezembro 2017
Catequistas de Famalicão interpelados a preparar com esperança o encontro com Jesus
Departamento Arciprestal da Comunicação Social
Momento de recolecção contou com a presença dos Seminários da Arquidiocese.
Na passada quinta-feira, dia 30 de Novembro, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova de Famalicão promoveu um encontro de Recolecção destinado a todos os catequistas do Arciprestado, procurando proporcionar aos participantes um serão diferente com o objectivo de melhor os preparar e introduzir no tempo do Advento, o tempo litúrgico de preparação para o Natal, que nos desafia a esperar o encontro com Jesus de forma activa, vigilante e plena de esperança, tal como enfatiza a caminhada proposta pela Arquidiocese de Braga.
Esta iniciativa, subordinada ao tema “Da Espera ao Encontro”, e realizada na Igreja Nova da paróquia de S. Tiago de Antas, a partir das 21h15, reuniu cerca de 150 catequistas provenientes de inúmeras comunidades do Arciprestado, que quiseram tomar parte de um momento privilegiado de oração, meditação e vivência da Fé.
De salientar também a presença dos Seminários da Arquidiocese neste encontro. Num ano pastoral em que a Semana dos Seminários foi assinalada no Arciprestado de Famalicão, esta foi mais uma iniciativa em que se procurou acentuar a dimensão vocacional de toda a acção pastoral, fazendo-se os Seminários representar pela presença de dois sacerdotes, assim como dos seminaristas naturais de Famalicão que frequentam actualmente o Seminário Maior.
Deste modo, depois das boas-vindas a todos, por parte do P.e António Loureiro, Assistente da Equipa Arciprestal de Catequese, deu-se início ao momento de oração, presidido pelo P.e Daniel Neves, do Seminário, e animado pelas vozes do coro composto pelos seminaristas presentes.
Convidados “à ousadia de parar e esperar, para acolher e meditar a Palavra de Deus”, este tempo de oração foi vivido através da escuta de várias passagens bíblicas que marcam o tempo do Advento e que foram iluminando o coração de cada um, culminando na alegria do encontro com Jesus, através da exposição do Santíssimo. Deste modo, cada um, enquanto cristão e educador na Fé, foi interpelado às atitudes próprias do Advento, como “a vigilância interior e a vivência de uma espera activa e plena de esperança, procurando a coragem e a conversão necessárias para preparar e viver o encontro renovador e feliz com Jesus Menino, o Filho de Deus”. Este tempo de recolecção, que contou também com o testemunho vocacional de um dos seminaristas presentes, salientou ainda que “é partir do encontro com Jesus que cada um pode escutar o Seu chamamento, discernindo e seguindo o caminho da Vocação que lhe é confiada e, consequentemente, é também a partir desse encontro que cada um se torna capaz de despertar e semear Esperança na sua vida e na vida dos outros”.
Terminado o tempo de oração e encontro com Jesus Eucaristia, os presentes foram convidados a tomar parte de um pequeno convívio, que constituiu um novo momento de partilha e feliz confraternização entre todos.
Partilhar