Arquidiocese de Braga -
26 janeiro 2018
Noite de Cinema interpelou os jovens a descobrir a Vocação a partir do Amor
Departamento Arciprestal da Comunicação Social
Seminários Arquidiocesanos de Braga marcaram novamente presença em mais esta actividade do Arciprestado.
Na passada sexta-feira, dia 19 de Janeiro, o Auditório do Centro de Estudos Camilianos, em São Miguel de Seide, encheu-se de adolescentes e jovens, pais, mães e vários agentes de pastoral das comunidades, como catequistas, responsáveis de grupos de jovens, escuteiros, entre outros, que decidiram aceder ao convite das Equipas Arciprestais da Pastoral Familiar e da Pastoral Juvenil para ver o filme do realizador português Joaquim Leitão, "A esperança está onde menos se espera".
O encontro, realizado em parceria com os Seminários Arquidiocesanos de Braga, iniciou por volta das 21h15, com o P.e Francisco Carreira, Assistente Arciprestal da Pastoral Familiar, a dirigir uma palavra de boas-vindas aos presentes.
De seguida, passou a palavra ao Cónego Vítor Novais, Reitor do Seminário de S. Pedro e S. Paulo, que começou por lembrar que “a Vocação é projecto de vida e o Seminário é uma casa de vida, onde se aprende a viver”, ou seja, onde se procura dar resposta a questões como “O que quero da vida? O que Deus quer da minha vida? Como posso ser feliz?”, pois, como frisou, “para um crente ter um projecto de vida é concretizar isso no projecto que Deus tem para cada um de nós”.
Posto isto, o sacerdote prosseguiu, salientando que “o olhar do realizador pode ajudar a iluminar o nosso interior, na medida em que olhar é arte do cérebro”, desejando que o filme e a certeza que o mesmo encerra, de que "a esperança está onde menos se espera", possa “ajudar cada jovem, adulto, família a ser grande em Cristo para depois responder com generosidade”.
Seguiu-se depois a visualização do filme, que prendeu a atenção de todos durante cerca de duas horas. No final, o Cónego Vítor Novais e a Irmã Fabrísia apontaram aos presentes algumas conclusões em jeito de inquietação, destacando que “as vocações estão na redescoberta das relações que nos unem aos outros”, pois “é impossível falar em projecto de vida se não nos sentimos amados”, na certeza de que “o amor muda tudo”!
Por último, lembraram que “o mais importante é o filme que pode acontecer a partir de agora, na vida de cada um, sempre com a mesma garantia de que «a esperança está onde menos se espera»”.
Partilhar