Arquidiocese de Braga -

22 março 2018

Cristãos de Famalicão chamados à Esperança nas “24 horas para o Senhor”

Fotografia

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Iniciativa contou com uma excelente adesão por parte das paróquias do Arciprestado.

\n

O Arciprestado de Vila Nova de Famalicão viveu nos passados dias 9 e 10 de Março a iniciativa “24 horas para o Senhor”, constituindo um momento privilegiado para despertar a Esperança a partir do encontro com o Deus de misericórdia, tal como proposto pelo Papa Francisco para a Igreja do mundo inteiro.

Estas 24 horas de oração mais intensa e de adoração diante do Santíssimo decorreram na Igreja Matriz Antiga de Famalicão, com a estreita colaboração e o acolhimento da paróquia de Santo Adrião, iniciando às 19h15 do dia 9, sexta-feira, com a celebração da Eucaristia, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga.

Numa celebração que contou também com a presença de muitos sacerdotes do Arciprestado, o prelado, na homilia proferida, centrou-se no tema que o Papa Francisco propôs para este ano – “Perdão”. À luz da Palavra de Deus, D. Nuno salientou “o perdão como meio de encontro, pessoal e comunitário, com Deus e com os irmãos”, isto é, como meio de “atenção aos outros, enquanto portadores de esperança e de paz”. O Bispo auxiliar enfatizou ainda “o Sacramento da Reconciliação como essencial na vida do cristão e na conduta e orientação do seu caminho, sempre iluminado pela Palavra do Senhor”. Por isso, e como acrescentou, “a iniciativa “24 horas para o Senhor” é o momento oportuno para nos deixarmos ver por Deus”.

Terminada a Eucaristia, seguiram-se então as 24 horas de adoração, dinamizadas e participadas por todas as paróquias do Arciprestado, distribuídas pelos diferentes turnos, contando sempre com uma excelente adesão. As horas passadas diante de Jesus Eucaristia foram preenchidas e enriquecidas por belos momentos de oração, preparados e dinamizados com sentido de responsabilidade, em que a escuta da Palavra de Deus, intercalada com cânticos e momentos de silêncio, ajudaram cada um a despertar para a Esperança a partir da alegria transbordante do encontro com Deus, que em Jesus Cristo Se nos revela na plenitude do Amor e nos permite experimentar o auge da Sua Misericórdia.

Além disso, foram muitos aqueles que aproveitaram para celebrar o Sacramento da Reconciliação, nos horários previstos para o efeito.

O encerramento das “24 horas para o Senhor” teve lugar às 18h00 de sábado, dia 10, com a celebração da Eucaristia.