Arquidiocese de Braga -

7 setembro 2012

Pontes #22

Default Image
Fotografia
\n

O Ano Pastoral que iniciamos, em sintomia com a Igreja universal e o apelo do papa Bento XVI ao promulgar «Ano da Fé», é um desafio muito sugestivo para nós catequistas.

A nossa missão é acompanhar aqueles que, respondendo ao dom da fé, se querem entregar totalmente a Cristo, como cristãos. Este Ano é, então, um apelo veemente a que saboreemos mais e melhor o dom da fé, para que esta possa ser renovada com mais convicção, esperança e alegria.

Nós, os catequistas, somos convidados de uma forma mais direta a «reavivar a fé»! Este objetivo para a pastoral catequética implica que cada um de nós olhe com atenção para a sua vida de fé, mas também que, em cada comunidade, se descubra, na fidelidade criativa, novos caminhos para dizer, celebrar e viver a fé, gerando vida em Cristo, que é a única vida verdadeira e autêntica.

E fazemo-lo com a mesma certeza de Paulo quando escrevia pela segunda vez a Timóteo: «pois sei em quem acreditei e estou persuadido de que Ele tem poder para guardar, até àquele dia, o bem que me foi confiado» (2 Tm 1, 12). Esta certeza vemnos, não de um mero raciocínio ou do que ouvimos dizer, mas sim da nossa relação pessoal com Jesus Cristo.