Arquidiocese de Braga -

2 maio 2013

Pontes #24

Default Image
Fotografia
\n

Às voltas com a palavra Avaliar… avaliar é um meio indispensável à evolução, perceber como estou para saber por onde ir. Avaliar permite determinar um valor ou reconhecer a importância, a grandeza, a intensidade ou mesmo a força.

A dimensão do reconhecimento está bem espelhada no texto de S. Lucas quando descreve a cura de dez leprosos, «Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta; caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe.» (Lc 17, 15-16). A gratidão que brota do reconhecimento traz consigo a alegria autêntica dos filhos de Deus.

Avaliar permite ainda identificar as fragilidades ou limitações de tal forma que seja possível transformar em força aquilo que é fraqueza.

À semelhança da primavera que em cada ano renova a terra com nova beleza e novo aroma, haja nos nossos grupos tempo para avaliar e espaço para constante renovação.

A avaliação é parte constitutiva da execução de qualquer actividade e deve ter o mesmo empenho que a programação e a execução.