18 maio 2022

16.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura: A condição precária

Departamento para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-religioso

28 de maio | Fátima

Após dois anos condicionados pela pandemia, a Jornada Nacional de Pastoral da Cultura regressa com a sua 16ª edição, que este ano dá destaque à comum condição precária - numa tripla escala de problema social (laboral, económico, político), de questão cultural e de perspetiva cristã.

No próximo dia 28 de maio, o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura convida-nos assim a refletir sobre estas importantes temáticas, com a ajuda de figuras marcantes da sociedade, da cultura e da Igreja em Portugal, que preencherão o programa do encontro.

O primeiro painel contará com o testemunho inquietador de Rui Spranger e Eugénia Quaresma, mais a reavaliação de António Bagão Félix; de seguida, os participantes serão agraciados com um encontro lírico com apelos do "caminho", com Manuel Afonso Costa e outros poetas, entre Pasolini e Card. Newman. O segundo painel contará com a participação de Valter Hugo Mãe e de Isabel Lucas, mais a reflexão de Eduardo Paz Barroso. O último momento contará com o Card. José Tolentino Mendonça, para uma reflexão sobre espiritualidade da condição precária.

O encontro terá lugar na Aurea Fátima Hotel. Para participar, deverá fazer a inscrição em snpcultura.org.