26 janeiro 2019

Formação em conservação preventiva, tratamento, limpeza e acondicionamento de peças de arte sacra

Dias 9 e 16 de Fevereiro, sábado, das 9h às 12h, na igreja velha de Amorim.

O Museu Municipal da Póvoa de Varzim, em cooperação com Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, vai realizar nos dias 9 e 16 fevereiro de 2019 (sábados - 9h30 ás 12h30) uma ação de formação com o tema: “Conservação Preventiva Tratamento, Limpeza e Acondicionamento de peças de Arte Sacra”.

O curso tem como objetivo incentivar á conservação preventiva das peças de Arte Sacra, nomeadamente objetos em talha dourada, esculturas, mobiliário, metais e têxteis (paramentos, bandeiras processuais, etc), através de métodos simples de manutenção, condicionamento e limpeza.

O mesmo vai ter lugar na Igreja Velha (Matriz) de Amorim e destina-se preferencialmente a sacristães, zeladoras e colaboradores, que tenham contacto com os mais diversos objetos de culto. A formação está a cargo de Deolinda Carneiro e José Manuel Flores Gomes.

As inscrições podem ser feitas no Museu Municipal, ou em cada uma das paróquias ao qual se destina: Vila do Conde (Matriz); Caxinas; Argivai; Póvoa de Varzim (Matriz); São José de Ribamar; Nossa Senhora da Lapa; Aver-o-Mar; Touguinha; Aguçadoura; Navais; Estela; Amorim; Terroso; Laúndos e Beiriz.