10 maio 2024

Música e animação são o mote no encontro formativo de animadores missionários

Encontro formativo animadores IAM
Fotografia CMAB

CMAB

Este será o terceito encontro formativo de Animadores IAM Braga 2023/24.

O CMAB convida animadores/as e futuros animadores/as da IAM – Infância e Adolescência Missionária, catequistas e outros animadores de grupos de crianças e adolescentes para o encontro formativo de animadores missionários no dia 18 de maio 2024, às 21h00, no Centro Pastoral Arquidiocesano, com o Pe. John Mário Duenez, que desenvolverá o tema “Música e animação são vida e alma para a nossa missão!”, com o objetivo de fazer da animação e da música corpo da nossa evangelização, especialmente na animação missionária.
O Pe. John Mário tem uma vasta experiência na animação missionária, por isso será um encontro muito prático e com muitas dicas para os nossos encontros com crianças e adolescentes.
A IAM é uma das quatro Obras Missionárias Pontifícias (OMP) que promove a animação e formação missionária das crianças e dos seus educadores na evangelização universal, especialmente das próprias crianças. Foi fundada em 1843 em Nancy (França) pelo bispo Carlos Augusto Forbin Janson com a finalidade de que “as crianças ajudem as crianças”, tornando-se este o lema da IAM. Procura ajudar os educadores a despertar e desenvolver progressivamente nas crianças uma consciência missionária universal e impulsioná-las a partilhar a sua fé e os meios materiais com as crianças necessitadas do mundo. Todos têm alguma coisa para dar e para receber.
O Secretariado Nacional das OMP tem apostado, nos últimos anos, na IAM, através da construção de materiais e de formação de animadores/as.
Também o CMAB tem incentivado a criação de grupos de IAM nas paróquias da Arquidiocese de Braga.
Este ano, o CMAB propôs três encontros formativos para animadores/as da IAM, um encontro presencial em novembro, um encontro on-line em fevereiro e este encontro presencial no mês de maio.