18 maio 2024

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Subsídios litúrgicos

Semear a Palavra

“Tomai: isto é o meu Corpo”

Celebrar em comunidade

Itinerário simbólico
Arranjo floral abundante, de tonalidade branca, diante do altar.

Sugestão de cânticos
[Entrada] O Senhor alimentou-nos – C. Silva
[Glória] Glória – Az. Oliveira
[Sequência] Terra exulta de alegria – M. Faria
[Apresentação dos dons] No pão partido que partilhamos (Hino V Congresso Eucarístico Nacional) – E. Carrapatoso
[Comunhão] O corpo de Jesus é alimento – A. Cartageno
[Final] Pai nosso, que estais no céu (Bendita, bendita seja) – M. Luís

Eucologia
[Orações presidenciais] Orações da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
[Prefácio] Prefácio II da Santíssima Eucaristia
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III

Catequese Mistagógica
“Nota cada pormenor. Na véspera da sua Paixão, Ele tomou o pão nas suas santas mãos. Antes de o consagrar, é pão; mas depois de sobrevirem as palavras de Cristo, é o Corpo de Cristo. Ouve o que Ele diz: ‘tomai, todos, e comei, porque isto é o meu Corpo’. Antes das palavras de Cristo, o cálice tinha vinho e água; mas, a partir do momento em que as palavras de Cristo agiram, tornou-se o sangue que resgatou o povo.
Vede, pois, de quantas maneiras a palavra de Cristo é capaz de transformar tudo, uma vez que o próprio Senhor Jesus nos afirmou que nós recebemos o seu Corpo e o seu Sangue. Será que devemos duvidar da autoridade do seu testemunho?
Volta agora comigo ao assunto que tenho em vista. É uma grande coisa e digna de respeito que o maná tenha caído como uma chuva para os Judeus. Mas reflete: o que é maior, o maná do céu ou o Corpo de Cristo? Com toda a certeza é o Corpo de Cristo, que é o autor do céu. Além disso, aquele que comeu o maná morreu, mas aquele que comer este Corpo receberá a remissão dos pecados e nunca mais morrerá.
Não é, pois, sem razão que tu dizes: “ámen”, reconhecendo no teu espírito que recebes o Corpo de Cristo. Quando te apresentas, o sacerdote diz-te: O Corpo de Cristo. E tu respondes: “ámen”, quer dizer, é verdade. O que a língua confessa guarde-o a convicção” (Ambrósio de Milão).

Evangelho para os jovens
Diz Santo Agostinho num dos seus sermões: “o que se vê tem forma corporal; o que se reconhece, tem fruto espiritual”.
Será que, como aos discípulos a caminho de Emaús, sou capaz de O reconhecer no pão repartido?

Oração Universal
V/ Irmãs e irmãos: elevemos a nossa oração a Jesus Cristo, que, antes de Se entregar pela humanidade, celebrou com os discípulos a Ceia pascal, e digamos iluminados pela fé:
R/ Cristo, pão do Céu, dai-nos a vida.

1. Pelas Igrejas dos quatro pontos cardeais, para que sejam congregadas na unidade da mesma fé em torno da Santíssima Eucaristia, oremos.

2. Pelo Papa, pelos bispos, presbíteros e diáconos, para que façam, em memória de Jesus, o que Ele mandou ao celebrar a sua última Ceia, oremos.

3. Pelas pessoas de todos os povos e nações, para que o Sangue derramado na cruz a todos purifique das obras mortas do pecado, oremos.

4. Pelos pobres, pelos doentes e pelos aflitos, para que haja quem os defenda e socorra e lhes recorde que só em Deus se encontra a paz, oremos.

5. Para que os sofrimentos que afligem a humanidade sejam motivo de reflexão no Quinto Congresso Eucarístico Nacional, com a confiança e o estímulo da esperança cristã, oremos.

6. Por todos nós aqui reunidos em assembleia, para que a celebração da Eucaristia do Senhor nos dê a esperança de O contemplar na eternidade, oremos.

V/ Senhor Jesus Cristo, que alimentais continuamente a vossa Igreja com o mistério do vosso Corpo e Sangue, concedei-lhe a graça de encontrar a verdadeira alegria na riqueza infinita dos vossos dons. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
R/ Ámen.

Comunhão sacramental
Celebrando a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, poder-se-ia valorizar a comunhão sobre as duas espécies, onde tal for possível.

Sair em missão
“Somos muitos, mas formamos um só corpo”! Recorda que o pão não se faz de um só grão, mas de muitos! Pede ao Senhor, na tua oração pessoal, pela unidade dos cristãos: para que, sem anularmos as diferenças, permaneçamos unidos num só Corpo e num só Espírito!

Download de Ficheiros

Imagem_03