Arquidiocese de Braga -
24 dezembro 2024
Sagrada Família | C
Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?
Celebrar em comunidade
Itinerário simbólico
Seguindo a caminhada para o tempo de Advento-Natal “Passos de Esperança”, colocar-se-á, num lugar de destaque, junto da lamparina (ou a coroa com as velas de Advento e Natal), a pegada com a seguinte afirmação: «Rodear-se de pessoas inspiradoras».
Sugestão de cânticos
[Entrada] Os pastores vieram – F. Santos
[Preparação Penitencial] Kyrie, eleison – Gregoriano IX
[Glória] Glória a Deus nas alturas – F. Santos
[Apresentação dos dons] Peregrinos de Esperança – Hino Jubileu 2025
[Comunhão] No princípio antes da criação – A. Cartageno
[Final] Vamos a Belém beijar o Menino – M. Faria
Eucologia
[Orações presidenciais] Orações da festa da Sagrada Família
[Prefácio] Prefácio III do Natal do Senhor
[Oração Eucarística] Oração Eucarística III
[Bênção] Oração de bênção sobre o povo nº 5
Ministérios Litúrgicos
Para dar um ambiente familiar ao espaço litúrgico, os zeladores tratem de assear com decoro toda a Igreja. Podem integrar a procissão de entrada com um arranjo floral que será colocado diante do altar.
Oração do Jubileu 2025
Neste dia da Sagrada Família, abre-se o Ano Jubilar nas Dioceses do mundo inteiro. Por isso, propõe-se que, depois da saudação inicial da celebração, toda a assembleia reze, em uníssono, a oração do Jubileu 2025. Em alternativa, um casal pode rezar a oração em nome de toda a assembleia.
Evangelho para os jovens
O Evangelho relata-nos o maravilhoso momento da perda e do encontro de Jesus, onde José permanece no silêncio e Maria, com o coração apertado, questiona: “Filho, porque procedeste assim connosco? Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura”.
Precisarmos de acompanhar os filhos, para que descubram a beleza de continuar a obra dos seus pais. Precisarmos de acompanhar os pais, para que nunca se sintam com o coração apertado nem abandonados, e confiem em Deus, nosso Pai, e sejam sempre luz no caminho dos seus dos filhos.
Uma família feliz acompanha, para que todos caminhem juntos e cresçam em sabedoria e graça. São unidos e não questionam a presença do Senhor que lhes dá a vida. Uma família feliz embala-se e deixa-se embalar...
Caminhada “Passos de Esperança”
A seguir à homilia, propõe-se que se acenda a lamparina ou a vela da coroa de Advento-Natal e se convide toda a assembleia a rezar a oração que está prevista para esta solenidade da Sagrada Família. Para isso, a equipa de acolhimento poderá distribuir à entrada da Igreja a pagela com a pegada, onde se pode ler a oração. Durante estes dias, esta oração pode continuar a ser rezada em família e nos vários movimentos ou grupos de apostolado, ou ainda nos ambientes que cada cristão frequenta:
Senhor, Pai, Filho e Espírito Santo, Deus-família, Deus que só és amor, assim como Jesus se cercou de pessoas sábias, ajuda-nos a valorizar as relações que nos inspiram e fortalecem para sermos de verdade a Tua família. Que possamos encontrar na Tua casa, que é a nossa casa, apoio e sabedoria para crescer em fé e amor. Ámen.
Oração Universal
V/ Caríssimos irmãos e irmãs: na festa da Família de Nazaré, invoquemos a Deus, nosso Pai; e, porque a escuta da Palavra nos deixa admiradose atentos às pessoas que estão à nossa volta, digamos:
R/ Renovai, Senhor, todas as famílias.
- Para que a santa Igreja, nossa mãe, apresente o rosto de uma verdadeira família, onde se saiba amar, perdoar e acolher, oremos.
- Para que em todas as famílias do nosso tempo cresça o gosto e a procura da verdade e haja fome e sede do Deus vivo, oremos.
- Para que as famílias cristãs de toda a terra façam da celebração da Páscoa, como no lar de Nazaré, a grande festa de todos os seus membros, oremos.
- Para que os pais cristãos e os seus filhos façam de suas famílias lares de paz e verdadeiras Igrejas domésticas, oremos.
- Para que os nossos irmãos que Deus já chamou a Si e que acreditaram no nome do seu Filho d’Ele recebam tudo quanto desejaram, oremos.
V/ Senhor Deus, que em Jesus, Maria e José nos destes uma imagem viva da vossa eterna comunhão de amor, enchei de graça e sabedoria todas as famílias do mundo. Por Cristo. Senhor nosso.
R/ Ámen.
Oração Eucarística
Porque toda a Igreja, peregrinae triunfante, é a famíliade Jesus, que O embala no seu seio, através da escuta da sua voz e do cumprimento dos seus preceitos, propõe-se que no final de cada uma das intercessões (pelos vivos, pelos defuntos e dos santos) da Oração Eucarística se entoe o refrão do salmo responsorial.
Encontrar o Pão na Palavra
Meditação Eucarística
A celebração da Eucaristia herda dos três meios cultuais litúrgicos judaicos. Em primeiro lugar, ela herda da liturgia sacrificial do Templo de Jerusalém. O sacrifício da Cruz, tornado atual no altar da Igreja, simultaneamente evoca e leva à sua plenitude os sacrifícios realizados pelos levitas no Templo. Por outro lado, na Missa, a liturgia da Palavra lembra muito justamente a liturgia sinagogal, centrada no canto e na proclamação da Tora. Todavia, a Eucaristia foi instituída numa refeição pascal familiar. Este espaço litúrgico primordial, doméstico e familiar faz do nosso altar também uma mesa à volta da qual Deus reúne os seus filhos: refeição familiar, imagem do banquete da família de Deus reunida no Reino dos Céus.
Sair em missão
Rezar em família a oração proposta na caminhada “Passos de Esperança”, depois de escutar o Evangelho proposto para cada dia, como quem guarda a Palavra de Deus no coração e se torna verdadeira família cristã
Download de Ficheiros
c_natal_sagrada-família.docx
Pão na Palavra
Partilhar