16 maio 2023

Dinâmica para a Semana das Vocações, promovida pelo Departamento da Pastoral Vocacional, está agora disponível de modo compilado

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

“Chamados”

Depois da publicação diária de uma página inteiramente dedicada à temática vocacional no Jornal Diário do Minho, ao longo da 60ª Semana de Oração pelas Vocações, entre os dias 23 e 30 de abril, procurando promover uma caminhada de descoberta, de provocação, de oração e de discernimento, traçando um percurso constituído por sete etapas, subordinado ao tema “Chamados”, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga publica agora toda a dinâmica de modo compilado.

Deste modo, está agora disponível um compêndio, em PDF, de modo a que possa ser um recurso para todos aqueles que queiram refletir e aprofundar a temática vocacional enquanto processo humano e espiritual a propor àqueles que acompanham.

De referir que estes subsídios, que gozam de uma matriz intemporal, muito para lá desta Semana de Oração pelas Vocações, e transversal ao nível das diferentes opções vocacionais, podem ser um importante recurso para os diferentes agentes de pastoral, nomeadamente para aqueles que trabalham diretamente com os mais jovens, como catequistas, responsáveis de grupos de jovens, dirigentes de CNE, entre muitos outros.

Todos estes materiais convidam a olhar a dimensão vocacional da vida humana a partir dos símbolos da JMJ, que este ano será celebrada e acolhida no nosso país, a Cruz peregrina e o Ícone Mariano, pois “a vocação, seja ela qual for, aponta-nos sempre para a Cruz, isto é, para a entrega da vida, para o serviço aos irmãos. E é por via dessa entrega, dessa renúncia, que encontramos a salvação, o sentido da vida, a alegria verdadeira.” Por sua vez, “Maria, enquanto discípula, também ela chamada por Deus, é, para todos os vocacionados, modelo e testemunho a imitar. Além disso, é presença materna, colo e amparo ao longo de toda a nossa vida, nomeadamente no contexto de qualquer processo de discernimento vocacional.”

Assim, o percurso vocacional desenhado ao longo das sete páginas publicadas ajuda-nos a perceber que, “sob o olhar materno de Maria, vamos discernindo e descobrindo que somos Chamados a Ser a partir da Cruz de Jesus, pois é da Cruz que somos feitos, ou seja, é a partir da Páscoa que somos, que se define a nossa identidade de homens e mulheres salvos, amados e chamados por Deus a uma vocação”.

O PDF pode ser descarregado mais abaixo.

Download de Ficheiros

Chamados.23_30.abril.2023.pdf