Arquidiocese de Braga -

6 abril 2016

Pês e mãos disponíveis para semear

Fotografia

Um camponês, um agricultor, um homem com valor.

\n

No mês de Abril, o Papa Francisco dedica a sua oração mensal aos que retiram da agricultura o seu sustento e encontram aí um meio de subsistência. Por seu turno, este é um ofício, não raras vezes, desprezado e olhado com desdém pela sujidade que acarreta. No entanto, não podemos prescindir de uma apreciação efetiva de quantos laboram diretamente a terra.

A este propósito, o camponês é o sujeito que se presta às atividades rurais, dispondo de elementos e/ou instrumentos indispensáveis para cuidar dos terrenos a fim de que sejam favoráveis na quantia e qualidade do produto semeado. Contudo, nem sempre o agricultor é cumulado pelo bem e riqueza gerada a nível mundial, despertado por um desequilíbrio substancial na distribuição dos recursos.

Para o Sumo Pontífice devemos orar por todos os camponeses que, de sol a sol, põe todo o seu empenho no fabrico dos bens com que nos alimentamos. O seu esforço e o seu suor, as suas tristezas e fraquezas, as suas forças e alegrias, são componentes preponderantes no seu trabalho.