Arquidiocese de Braga -
21 abril 2016
Encontros fecundos, tonalidades intensas!
No dia 30 de Abril, “Fé & Arte” percorrerá as praças e locais emblemáticos de Braga.
Num périplo entre as emoções e vertigens que a fé exaspera no cogitar e proceder da criatura, a quarta atividade irá contar com a presença de diversos nomes da cultura portuguesa, entre os quais, o ator Miguel Guilherme, o maestro António Victorino d'Almeida e a atriz Maria Rueff.
Sob o horizonte harmonioso do belo e da verdade, este é um projeto que busca concorrer para uma disposição crítica do sujeito acerca dos elementos estéticos e/ou teológicos fluídos em cada “acreditar crente”. Neste êmbolo, abre-se espaço a uma contestação entre interesses e necessidades numa provável aglomeração entre a conceção artística e a meditação teológica.
Neste sentido, a iniciativa visa instigar propósitos, palmilhar juízos e amplificar perspetivas que vão além dos comodismos e fanatismos seculares. Assim, concorre-se no descerramento de um diálogo eclesial e civil, na abertura ao jogo onde todos os fragmentos são contidos. Vemo-nos cotejados na pulcritude e excelência de uma destreza abalada pela própria originalidade de ser arte.
Num futuro próximo, pretende-se fomentar colóquios onde ocorram enunciados metódicos acerca da apreciação crítica dos sentidos humanos, no modo de se pasmar e sublevar à impressão causada pela novidade e atualidade crente, segunda formas de apreciar e estimar tonalidades contemporâneas discorridas pela linguagem, não raras vezes, codificada e sobressaída da fé.
Mais info em: http://www.fe-e-arte-2016.com/
Partilhar