Arquidiocese de Braga -

27 abril 2016

Como colocar um acento no sofrimento?

Fotografia

Por entre afinidades afetivas e sentimentos compartilhados!

\n

O sacerdote Tomáš Halík regressa a Portugal entre os dias 1 e 3 de Maio. De origem checa, o padre católico distinguiu-se no seu ministério pela defesa e promoção da liberdade religiosa e cultural, apelando ao diálogo ecuménico entre povos. Não obstante, severamente açoitado pelo Estado após as invasões da Ex – USSR, o clérigo não logrou trepidez em comprometer e expor a sua vida aos flagelos de quem o molestava.

Ao teólogo foram adjudicados diversos prémios internacionais entre os quais se destaca o Prémio Templeton, notável galardão graças à sua ação universal de zelo pela concórdia religiosa e civil. O autor da obra intitulada “Paciência com Deus” estará em Lisboa, Porto, Coimbra e em Braga, intervindo em todos os espaços e/ou colóquios a partir da experiência pessoal e vocacional, alertando para a necessidade de um conversão do olhar.

Precisamente, na capital minhota fará uma intervenção no contexto das XXVIII Jornadas Teológicas promovidas pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia de Braga e a Revista Cenáculo, a decorrer entre os dias 02 e 04 de maio, no Auditório Vita. No dia 2 de Maio, às 21h15, Tomáš Halík exibe a palestra “Porque me abandonaste?”, a propósito do debate sobre «Sofrimento: para além do porquê!».

Na verdade, o confronto com o dor acarreta, não raras vezes, aflição e desalento, incógnitas e receios. Numa questão lógica e existencial, o sofrimento vê-se associado a momentos de desorientação onde o sentido de vida esvai-se na quimera longínqua de um horizonte inconcluso. Mas agora, somos interpelados à descoberta de uma fortuna maior através de afinidades afetivas e sentimentos compartilhados, numa teia de ligação onde todos são incluídos.

Fonte: http://facteo.braga.ucp.pt/index.php/component/k2/item/79-xxviii-jornadas-teologicas-02-04-mai