Arquidiocese de Braga -

28 abril 2016

Dia Mundial do Sorriso

Fotografia

São estes os sorrisos vislumbrados a metros de distância, escutados em partículas de acutilância e saboreados nas permutas de alternância.

\n

Sinaliza-se hoje, 28 de abril, o Dia Mundial do Sorriso. A comunidade internacional destina este tempo à celebração de uma das manifestações faciais mais vulgares e importantes na vida do Homem. Na verdade, quantos sorrisos afáveis mitigaram as condolências sociais e quantos sorrisos por legar ostracizaram e derrotaram instantes de desnorteio? Quantas alegrias defraudadas por orgulhos desmesurados, convenções desestruturadas e sonhos excedidos?

Em última instância, o sorriso é carácter autenticado da jucundidade capaz de interpelar diariamente o cosmos. Por isso, ele é muito mais que semblante e obediência, vai além dos limítrofes e despejos humanos, ao dotar o globo de amabilidade e magnificência. Contagiante, intrépido e audacioso, o sorriso peleja a avareza, o mau humor e a solitária tristeza. Os cinquenta e três músculos acionados multiplicam-se pelos outros tantos que acompanham os sorrisos partilhados.

Esta é uma ação congénita, emancipada à educação, autónoma. Os lábios “rebentam” na sua função legítima com o dedilhar e verbalizar de emoções. Nascemos, vivemos e granjeamos no sorriso, tornando mundos e abrigos cálidos, acolhedores e confortáveis. São estes os sorrisos vislumbrados a metros de distância, escutados em partículas de acutilância e saboreados nas permutas de alternância.

Neste dia, cada qual procure celebrar o dia com um sorriso nos lábios, alegrando o coração e despertando a afabilidade do momento estimulado.