Arquidiocese de Braga -
5 maio 2016
Uma apologia ao feminino
A mulher é sinal indelével de afeto e ternura, de aconchego e doçura!
No mês de Maio, o Papa Francisco foca as suas atenções e intenções no respeito pelo sexo feminino, vulnerável a tantas arbitrariedades civilizacionais. Desse modo, o respeito e dedicação, a valorização e promoção do papel social acerca da mulher são traços que patenteiam a voluptuosidade na execução das suas tarefas ordinárias. Por isso, ao longo dos séculos este ente tornou-se imprescindível para o mundo pelo carácter maternal e afetuoso com que olha o mundo.
Para o Sumo Pontífice, "A contribuição das mulheres em todos os domínios da atividade humana é inegável, a começar pela família. Mas o simples reconhecimento é suficiente?". Na habitual mensagem mensal, Francisco condenou todos as condutas que visam uma exploração sexual do sexo feminino, suplicou o esbate de barreiras de diferença de género, e clamou uma maior integração das mulheres nas diferentes áreas.
Desta forma, procurou-se avocar um rubrica séria que visa a inclusão integral das mulheres na sociedade civil, política e económica. A abertura ao contributo feminino será sempre motivo para uma cooperação perspicaz num desenvolvimento com maior qualidade. Sejamos promotores da incorporação de todas as mulheres na vida, na comunidade e no lar. Só assim a nossa oração terá sentido.
Partilhar