Arquidiocese de Braga -
12 maio 2016
Dia Internacional do Enfermeiro
Homens e mulheres que cuidam de pessoas privadas de integridade!
Desde o inicio da história da Humanidade que o cuidar é imperativo no sentido de garantir a continuidade da vida do grupo e da espécie.
Ao longo dos tempos, a prestação de cuidados era associada à mulher; a partir da Idade Média, a identificação da prática de cuidados altera-se, passando estes a ser desempenhados pela mulher consagrada – que renuncia ao Mundo e dedica toda a sua vida a deus, à Igreja, aos pobres, aos humildes, aos indigentes.
Nos finais do século XIX, Florence Nightingale – considerada a “mãe” da Enfermagem Moderna - determina todo o rumo da Enfermagem, com a profissionalização da mesma.
O Dia Internacional do Enfermeiro é celebrado mundialmente desde 1965. Oficialmente, esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN).
«Enfermeiros: uma força para a mudança – para um Sistema de Saúde mais resiliente» é o lema do Dia Internacional do Enfermeiro (DIE) 2016, uma iniciativa do International Council of Nurses (ICN) a que a Ordem dos Enfermeiros (OE) se associa mais uma vez.
Partilhar