Arquidiocese de Braga -

20 maio 2016

Prémio Árvore da Vida - Walter Osswald

Fotografia

A fé é um dom de Deus e, ao mesmo tempo, uma conquista do homem!

\n

O galardão Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes foi entregue ao médico Walter Osswald, especialista em Bioética. Num período onde as discussões bioéticas solevam distintas posições acerca da vida e do seu valor, este prémio expõe o interesse na defesa da integridade e dignidade dos seres e coloca um ponto no âmago daqueles que recusam assegurar a existência humana. A distinção pretende evidenciar o percurso notável daqueles que se primam pelo humanismo e experiência cristã, ao longo da sua investigação.

Com efeito, tal atribuição vem relembrar a possibilidade de suplantarmos as arcaicas dicotomias fé – razão, crença – ciência. Na verdade, os polos empolgam-se na medida em que um e outro complementam-se reciprocamente, e concorrem para a reta apreciação dos elementos identitários do ser humano. À margem da atribuição, Walter Osswald garantiu: “As ciências naturais fazem-se na investigação objetiva, com uma realidade concreta, enquanto que a fé é um dom de Deus e, ao mesmo tempo, uma conquista do homem, conquista esta que não se contrapõe à razão, dado que a ultrapassa largamente”.

O prémio será cedido ao galardoado durante a 12ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, a realizar-se dia 4 de junho, em Fátima, com o tema "Cultura e Economia: Implicações e desafios". A estatueta “Árvore da Vida” é da responsabilidade do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura. Sem dúvida uma divisa que revela, mais do que uma nomeação, uma palavra libertadora para aqueles que pugnam pelos princípios vitais.