Arquidiocese de Braga -
1 junho 2016
Dia da Criança
Uma semente promissora desabrochando um fruto colorido no futuro.
O dia 1 de junho é todos os anos dedicado às crianças do mundo inteiro. A condição e natureza fazem delas um ser vulnerável e indefeso, mas capaz de proporcionar momentos únicos na vida dos mais crescidos. Mais do que o festejo e/ou tributo, este dia aufere um alcance particular por recordar-se os que são escravizados na fase de desenvolvimento.
A criança, em crescimento integral, distingue a sua presença pelos anseios e ambições. Adentrados nos sonhos e desejos, fazem-nos deparar com um mundo sempre sublime e, não raras vezes, perfeito. A sua evolução é marca indelével de uma semente promissora de bondade e indulgência, com reminiscências na sua etapa vindoura. Sem dúvida, o progresso é fundamental para mais tarde tornar-se um Homem competente nas suas múltiplas habilidades.
Todo o jovem é merecedor de afeto e ternura, de aconchego e doçura, como também digno de educação e instrução, de orientação e exortação. Toda a trajetória consertada em idade de desenvolvimento é elemento que determinará o seu ser. Por isso, a sociedade hodierna tem o dever de libertar a criança da vassalagem e ministrar os princípios e os valores para a vida com as cores mais brilhantes.
Partilhar