Arquidiocese de Braga -
3 junho 2016
Vídeo do Papa - junho
A solidariedade supera uma simples gorjeta, excede um puro gesto irreverente, suplanta o nosso ego mais altruísta.
A solidariedade supera uma simples gorjeta, excede um puro gesto irreverente, suplanta o nosso ego mais altruísta. A fraternidade exige a criação de espaços de convivência e partilha, de comunhão e partição de bens. A solidariedade precisa de nós, a fim de nos doarmos aos outros, numa atitude de gratuidade e oblatividade.
O desígnio do Santo Padre torna-se universal graças à impassibilidade de quem percorre adiante de um idoso a pedir na rua e o cuidado a dois jovens que tocam guitarra e saxofone. “Nas cidades, é frequente o abandono de idosos e doentes. Podemos ignorá-los?”. “As nossas cidades deveriam caraterizar-se sobretudo pela solidariedade, que não consiste apenas em dar a quem precisa, mas em ser responsáveis uns pelos outros e criar uma cultura do encontro”.
Francisco lança um desafio para o mês de junho. Sejamos promotores de integração e inclusão dos mais idosos e marginalizados, façamos companhia aos que permanecem sós. Nos grandes núcleos urbanos, crentes e não crentes construam e difundam extensões de fraternização e partilha.
Vídeo do Papa: https://www.youtube.com/watch?v=1az2Kz8QxTc
Partilhar