Arquidiocese de Braga -

5 abril 2023

Celebração da Reconciliação

Fotografia

Departamento da Pastoral Universitária

Partilha de testemunho

\n

Se consultarmos o dicionário, vemos que a palavra silêncio surge definido como uma “interrupção de correspondência ou de comunicação”. Apesar de ser verdade quando pensamos nisso de uma forma superficial, não o é neste caso, em que um grupo de jovens universitários se juntou para celebrar o momento da reconciliação, no Centro Pastoral Universitário, e se prepararam para se confessar.

Neste momento de reconciliação com Deus e comigo mesma, senti-me em paz, paz esta que foi proporcionada pelo silêncio que este ato requer. Não se tratou de um silêncio de ausência de comunicação, mas um silêncio centrado na comunicação entre mim e Deus. Um silêncio que proporcionou um momento de introspeção e meditação que me ajudou a perceber aquilo que me falta para ser uma pessoa melhor, para mim mesma, para os outros e para Deus. 

A preparação para a reconciliação fez-me olhar para a minha vida de uma outra perspetiva, perspetiva essa que, no dia a dia, não chego a alcançar, por não conseguir encontrar o silêncio interior tão necessário. Para mim, é importante perceber o que se passa na minha vida para conseguir abrir o meu coração a Deus, a Este Deus que é tão bom e que me perdoa sempre que me aproximo d´Ele para Lhe mostrar o meu arrependimento. Este sentimento de perdão, de uma nova oportunidade e, de certo modo, de uma nova vida, é algo indescritível. Para mim, é uma graça de Deus que eu, como jovem cristã, tenho a oportunidade de viver e reviver, por isso, deixo-me levar por Essa mão que está sempre estendida e pronta para me perdoar.

Sem dúvida que foi um momento que me aproximou de Deus e que me faz estar preparada para viver a verdadeira Páscoa.

Inês Castro
Engenharia Biomédica | UMinho