Arquidiocese de Braga -
28 fevereiro 2018
Arciprestado de Braga acolhe Semana de Oração pelas Vocações
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional
Programa de preparação e concretização desta Semana é composto por um vasto leque de iniciativas.
O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga traçou um programa recheado de iniciativas para assinalar e celebrar a Semana de Oração pelas Vocações na Arquidiocese. Esta semana, que decorre entre 15 e 22 de Abril, subordinada ao tema “Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor”, será acolhida pelo Arciprestado de Braga, aquele que, entre os 14 Arciprestados da Arquidiocese é, desta vez, o palco da realização das diversas actividades.
Para começar já a preparar esta semana, no próximo dia 3 de Março, sábado, às 10h00, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, realiza-se um encontro prévio com agentes de pastoral, que pretende dar o ‘pontapé de saída’ e implicar todas as comunidades do Arciprestado na vivência dessa semana. Este encontro contará com a presença do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, que procurará interpelar os participantes, recordando-lhes a importância do seu papel determinante no âmbito da pastoral vocacional desenvolvida nas respectivas paróquias.
Por sua vez, no dia 17 de Março, sábado, às 21h30, no Auditório do Colégio S. Caetano, tem lugar um momento de cariz cultural, com a apresentação de uma peça de teatro por parte do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas da Arquidiocese, no contexto de uma dinâmica vocacional preparada por este mesmo Departamento.
Em plena Semana das Vocações, na sexta-feira, dia 20 de Abril, pelas 21h15, realiza-se uma Vigília de Oração na Sé Catedral, presidida por D. Jorge Ortiga.
Nos fins-de-semana que balizam esta Semana de Oração, isto é, nos dias 14 e 15 de Abril, assim como nos dias 21 e 22 do mesmo mês, o Departamento de Pastoral para as Vocações, assim como os Seminários da Arquidiocese, marcam presença nas diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado de Braga, concretamente nas celebrações, nos encontros de catequese da adolescência e dos grupos de jovens.
Já durante a semana, de 16 a 20 de Abril, esta presença passará pela Escola Dr. Francisco Sanches e pelo Colégio D. Diogo Sousa, procurando interpelar todos aqueles que se encontram em fase de discernimento vocacional.
A par destas iniciativas, o Departamento de Pastoral para as Vocações assegura ainda a dinamização diária de uma página do jornal Diário do Minho ao longo de toda a semana, entre os dias 15 e 22 de Abril.
Todo este alargado programa de preparação e concretização da Semana de Oração pelas Vocações na Arquidiocese de Braga tem um dos seus pontos altos no dia 21 de Abril, sábado, com o Santuário do Bom Jesus do Monte a acolher uma Tarde Vocacional, entre as 15h00 e as 19h00, concretizada através de um conjunto de actividades e dinâmicas. Esta iniciativa dirige-se a todos os grupos de jovens das comunidades do Arciprestado bracarense, que serão convidados a participar, procurando também provocar todos aqueles que visitem o Santuário nesse dia, convidando cada um a reflectir e a rezar a sua própria vocação.
Partilhar