Arquidiocese de Braga -

23 abril 2018

Vigília de Oração pelas Vocações interpelou a escutar Deus que chama

Fotografia

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Celebração foi presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, congregando um grande número de fiéis.

\n

Na passada sexta-feira, dia 20 de Abril, realizou-se na Sé Catedral de Braga, às 21h15, uma Vigília de Oração pelas Vocações. Esta celebração, presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, aconteceu em plena 55ª Semana de Oração pelas Vocações, desafiando os presentes “a escutar Deus que chama”.

O Arciprestado de Braga, onde este ano se centraram a celebração e vivência desta semana em toda a Arquidiocese bracarense, respondeu à chamada, contando a Vigília com a presença de um grande número de pessoas, destacando-se uma considerável participação juvenil, naquele que foi “um momento de encontro com o Senhor que nos convida a escutar, discernir e viver a Sua chamada”.

De referir ainda, que também os Seminários Arquidiocesanos se associaram a este momento de oração promovido e preparado pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional.

Na partilha proferida, D. Jorge Ortiga começou por lembrar aos presentes que "Deus chama". O prelado, evocando os três verbos que o Papa Francisco destacou na sua mensagem para esta semana das vocações, “escutar, discernir e viver”, interpelou cada um a permanecer na atitude da “escuta”, de modo a que possa “dar uma resposta ao chamamento do Senhor”, através “da entrega total da vida”, para que “todos conheçam o Evangelho” e vivam comprometidos em "construir uma sociedade mais justa e mais fraterna". O Arcebispo acrescentou ainda que “nas nossas comunidades se deve procurar escutar e acolher com alegria a voz do Senhor que chama", para que "sejam muitos aqueles que estão nesta atitude de escuta e de resposta".

Já perto do final da Vigília, tomou a palavra o Arcipreste de Braga, o P.e Sérgio Torres, “agradecendo a presença de D. Jorge Ortiga, assim como a de todas as pessoas que tomaram parte desta celebração, manifestando ainda a sua gratidão para com o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional pelo seu trabalho e dedicação, especialmente no que respeita a todas as actividades e iniciativas desenvolvidas no contexto desta Semana das Vocações no Arciprestado de Braga”.

No final da celebração os presentes foram ainda convidados a tomar parte de um pequeno convívio no exterior da Sé, que possibilitou encerrar a noite com um momento de partilha e feliz confraternização entre todos.