Arquidiocese de Braga -

25 abril 2018

Tarde Vocacional desafia jovens de Braga a seguir o chamamento do Senhor

Fotografia

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Iniciativa teve lugar no Bom Jesus do Monte.

\n

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promoveu a realização de uma Tarde Vocacional, no passado sábado, dia 21 de Abril, no Bom Jesus do Monte. Esta iniciativa decorreu em plena 55ª Semana de Oração pelas Vocações e destinou-se a todos os grupos de jovens das comunidades do Arciprestado de Braga, por ser aquele que este ano acolheu, na Arquidiocese, as celebrações relativas a esta semana.

Para os diferentes grupos de jovens envolvidos, esta aventura começou junto ao Pórtico, no fundo de todo o escadório, partindo de uma interpelação deixada pelas palavras de Jesus: “Vinde e vereis”. Posto isto, os participantes foram “convidados a colocar pés ao caminho e, com passos de esperança, degrau a degrau, subiram até ao cimo da alegria, experimentada no encontro com Jesus”.

Durante a subida, através de diferentes dinâmicas e actividades, os jovens reflectiram sobre “o imperativo da busca de um sentido para a vida”, sem esquecer “a importância de confiar naqueles que caminham a nosso lado e connosco dividem dificuldades e anseios”. No percurso feito, e contemplando a riqueza dos escadórios dos sentidos e das virtudes, com as suas diferentes fontes, foi ainda possível atestar que “todos somos chamados pelo Senhor e que esse chamamento desafia a capacidade de nos entregarmos, vivendo este encontro com Ele e com os outros através de todos os nossos sentidos”, sem descurar “a centralidade de virtudes como a Fé, a Esperança e a Caridade sempre que nos lançamos nesta aventura maravilhosa da vocação”.

Já junto do Santuário, os participantes tiveram oportunidade de reflectir que “a todos, sem excepção, Deus chama à vida e à santidade, através de uma vocação específica, seja o matrimónio, o sacerdócio, a vida consagrada ou a vida laical”.

No final, diante de Jesus Eucaristia, os jovens comprometeram-se “a escutar, discernir e viver a chamada do Senhor, abraçando a missão de «pescadores de homens» a que todos os baptizados são chamados, isto é, comprometendo-se a deixar tudo e segui-Lo, fazendo-se ao largo no mar imenso da evangelização e vivendo com alegria a vocação que Deus sonha para cada um”.

De recordar ainda que, a par desta iniciativa, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional procurou interpelar todos os jovens e adolescentes do Arciprestado de Braga, marcando presença, juntamente com os seminaristas da Arquidiocese, nas catequeses e celebrações das Eucaristias realizadas nos dois últimos fins-de-semana em todas as comunidades, assim como nas escolas, nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, ao longo da semana.