Arquidiocese de Braga -

30 outubro 2020

Vigília de Oração pelos Seminários

Fotografia

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Celebração acontece no âmbito da Semana de Oração pelos Seminários.

\n

Neste mês de Novembro, e em plena Semana de Oração pelos Seminários, no habitual Momento Mensal de Oração pela Vida e Vocações, os Seminários Arquidiocesanos de Braga estão a preparar uma Vigília de Oração pelos Seminários, que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 6, às 21h15.

Devido à evolução da pandemia associada ao vírus Covid-19, esta celebração decorrerá não apenas de modo presencial, mas também em formato online, com transmissão nos canais da Arquidiocese de Braga.

De recordar que estes momentos de oração têm procurado interpelar a comunidade, chamada pelo baptismo à fundamental e universal vocação à Santidade, possibilitando, ao mesmo tempo, uma especial e renovada sensibilização para a centralidade e importância fulcral da dimensão vocacional da vida, pois o Senhor sempre chama, tal como enfatiza a temática da Semana dos Seminários deste ano – “O Senhor chamou os que queria e foram ter com Ele” (Mc 3, 13).

Neste caso concreto, a celebração procura destacar a vocação sacerdotal e os Seminários, enquanto “coração da Diocese”, que “devem estar no quotidiano da vida eclesial”, pois com eles “caminhamos sinodalmente”, nomeadamente através da “oração”, como refere D. Jorge Ortiga na mensagem que escreveu para esta semana.

Por sua vez, D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, recorda-nos que os Seminários são, pela sua natureza e missão, “comunidades que congregam aqueles que o Senhor chamou à vocação sacerdotal e se dispuseram a ir ter como Mestre para aprender com Ele e configurar a vida coma Sua, preparando-se assim para serem discípulos missionários. Neste sentido se pronunciou a XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos de 2018, reafirmando que «os seminários e casas de formação são lugares de grande importância onde os jovens, chamados ao sacerdócio e à vida consagrada, aprofundam a sua escolha vocacional e a amadurecem no seguimento»”.