Arquidiocese de Braga -
4 janeiro 2021
Igreja de S. Vicente acolhe Momento de Oração pela Vida e Vocações
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional
Este é mais um dos encontros mensais que percorrem as paróquias da zona pastoral da cidade de Braga.
Na próxima quinta-feira, dia 7 de janeiro, pelas 21h15, numa colaboração entre o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional e a zona pastoral da cidade e Este do Arciprestado de Braga, a paróquia de S. Vicente, em Braga, acolhe um Momento de Oração pela Vida e Vocações, subordinado ao tema “Contagiados por Cristo”, a realizar na Igreja paroquial. Trata-se de um dos muitos encontros de oração mensais que, ao longo de todo o ano pastoral, têm lugar nas paróquias da zona pastoral. Desta feita, o mesmo decorre de modo presencial, mas conta também com transmissão online, através da página do Facebook da paróquia anfitriã.
Como habitualmente, estes momentos têm procurado interpelar a comunidade, chamada pelo batismo à fundamental e universal vocação à Santidade, assim como promover momentos propícios à oração pelas vocações específicas, como a do matrimónio, a do sacerdócio ministerial e a de vida consagrada em geral, ou também, mais genericamente, vocações a ministérios laicais ligados aos carismas recebidos.
Assim sendo, esta vigília é organizada com a colaboração de todas as comunidades religiosas que estão ligadas à vida da paróquia de S. Vicente: Irmãs Servas de Jesus da Caridade, Irmãs Adoradoras, Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Irmãs da Comunidade de Loyola, Jesuítas da Comunidade do Apostolado de Oração e da Comunidade Pedro Arrupe e Carmelitas Descalços.
Deste modo, no início de um novo ano e depois de termos vivido o tempo litúrgico do Natal, em que celebramos “o encontro com o Deus feito homem, penhor da nossa alegria”, todos os cristãos, todas as famílias, os jovens, os membros dos movimentos de apostolado, os consagrados e os sacerdotes, estão convidados a tomar parte deste momento de oração, pois o mesmo recorda-nos “a centralidade da dimensão vocacional da vida” e enfatiza que “só instalando no nosso coração Aquele que é a verdadeira App da Caridade e que vem habitar entre nós, cada um se reconhece vocacionado e melhor pode discernir o caminho de realização pessoal a que o Senhor o chama”.
Partilhar