Arquidiocese de Braga -
27 outubro 2022
Arciprestado de Terras de Bouro acolheu Encontro Vocacional I

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional
Iniciativa reuniu agentes de pastoral de diferentes paróquias do Arciprestado.
O Arciprestado de Terras de Bouro recebeu o primeiro dos Encontros Vocacionais promovidos pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga, destinados a este Arciprestado neste ano pastoral, no passado dia 21 de outubro.
Este encontro, subordinado ao tema “Vocação (fundamentação e sinais vocacionais)” aconteceu na paróquia de Moimenta-Covas, às 21h00, contando com a presença de vários participantes, entre sacerdotes, catequistas, membros de grupos de jovens e outros agentes de pastoral que aceitaram o convite que lhes foi dirigido para participar neste momento de reflexão e formação.
Orientado por vários elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro, composto por diferentes dinâmicas e espaços de partilha e oração, procurou incidir sobre “a vocação enquanto chamamento dirigido por Deus a todos os homens, sem exceção, na medida em que Deus ama e conhece a cada um”, recordando, a partir de uma passagem bíblica relativa ao encontro de Jesus com a Samaritana, "que a nossa resposta implica segui-Lo e a anunciá-Lo, saciando todas as nossas sedes e superando todas as nossas fraquezas a partir da água viva que Ele é”. Nesta ótica, enfatizou-se ainda a importância de cada um “acolher e atender aos diferentes sinais recebidos, fundamentais no desabrochar de cada vocação”. Assim, desde “a vocação primeira à Vida, passando pela vocação batismal à Santidade”, o encontro procurou também promover a reflexão sobre “as vocações específicas que podemos encontrar na Igreja (matrimónio, sacerdócio, vida consagrada e vida laical)”.
Os agentes de pastoral presentes foram ainda interpelados a olhar “a vocação como o caminho que nos torna mais alegres e nos coloca ao serviço, capazes de levar essa ‘água viva’ aos outros e chamando-os para Cristo, ajudando-os a descobrir e a discernir também os diferentes sinais vocacionais”, pois só desta forma poderemos “viver e dar testemunho com a ‘pressa do amor’, promovendo a Caridade nas nossas vidas e nas vidas das nossas comunidades, ajudando a edificar uma Igreja sinodal e samaritana”.
Na sequência deste primeiro tempo de formação, o mesmo Arciprestado receberá o Encontro Vocacional II, que acontece no dia 11 de novembro, às 21h00, no Santuário do S. Bento da Porta Aberta. Por sua vez, o último destes encontros decorrerá no dia 1 de dezembro.
Partilhar