22 abril 2023

Departamento para a Pastoral Vocacional de Braga publica dinâmica para a Semana das Vocações

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

“Chamados”

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga propõe, através da publicação diária de uma página inteiramente dedicada à temática vocacional no Jornal Diário do Minho, uma caminhada de descoberta, de provocação, de oração e de discernimento, traçando um percurso vocacional constituído por sete etapas, subordinado ao tema “Chamados”, procurando assinalar de forma particular a vivência da 60.ª Semana de Oração pelas Vocações, que este ano decorre entre 23 e 30 de abril.

Assim, o Departamento Arquidiocesano destaca, entre os outros subsídios já divulgados, a relevância desta dinâmica, que será também publicada nas suas páginas online (http://www.diocese-braga.pt/vocacoes/; https://www.facebook.com/pastoralvocacionalarquidiocesebraga/), de modo a poder chegar a todos.

De resto, as sete páginas que serão publicadas ao longo da Semana das Vocações, entre os fins de semana que a balizam, convidam a olhar a dimensão vocacional da vida humana a partir dos símbolos da JMJ, que este ano será celebrada e acolhida no nosso país, a Cruz peregrina e o Ícone Mariano, pois “a vocação, seja ela qual for, aponta-nos sempre para a Cruz, isto é, para a entrega da vida, para o serviço aos irmãos. E é por via dessa entrega, dessa renúncia, que encontramos a salvação, o sentido da vida, a alegria verdadeira.” Por sua vez, “Maria, enquanto discípula, também ela chamada por Deus, é, para todos os vocacionados, modelo e testemunho a imitar. Além disso, é presença materna, colo e amparo ao longo de toda a nossa vida, nomeadamente no contexto de qualquer processo de discernimento vocacional.”

As diferentes páginas, compostas por conteúdos de vária natureza, como textos de reflexão e oração, assim como por uma imagem alusiva, um desenho feito à mão e propositado para este contexto, contêm a cada dia um desafio, convidando o leitor a visitar um local de culto mariano, em diferentes pontos da Arquidiocese de Braga, sempre com o intuito de ajudar a rezar e a refletir a vocação.

O Departamento recorda que estes conteúdos foram produzidos de modo inédito, à semelhança do que aconteceu nos últimos anos, podendo ser utilizados por quem desejar, na medida em que são um importante recurso para melhor se trabalhar a temática das vocações, ao longo desta semana e não só, nomeadamente na Catequese, nos Grupos de Jovens e noutros movimentos da ação pastoral, assim como em ambiente familiar.