Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Exclusivamente padres
Homilia na Ordenação de Presbíteros
  © Avelino Lima

O sacerdote, enquanto homem consagrado, questiona-se sobre a sua identidade e pertença. A primeira certeza que possui, e também a mais importante, é que pertence a Alguém. Esse alguém é Cristo. Sabe que não está condenado à solidão, com a consequente tristeza de uma vida individualista e egocêntrica. Faz parte da sua identidade uma rede sólida de relações verdadeiras, humanizantes, gratificantes e promotoras de uma vida feliz.

Ao mesmo tempo, pertencer a Cristo é o vértice de um caminho que se constrói todos os dias. O horizonte e a meta é Cristo. Nele, que é a videira, permanecemos unidos, vinte e quatro horas por dia, para assim mostrar os frutos desta união. Esta união, como sabemos, acarreta responsabilidades e obrigações: santificação pela oração e pela celebração dos sacramentos. Algo que deve vir do nosso interior e não do mero rubricismo que garanta a validade do acto.

Nesta dinâmica de pertença, o sacerdote aceita o que dizia Santo Inácio de Antioquia: “Nada sem o bispo”. Isto traduz-se em duas coisas. Partilhar com o bispo e com os sacerdotes todos os momentos, sejam eles de crise ou de dificuldade ou sejam eles de alegria e de entusiasmo. Mas, em simultâneo, entrar em sintonia com o projecto pastoral e com as orientações do bispo diocesano.

Eis o sacerdote para o dia de hoje. Alguém que não é de ninguém para ser de todos, alguém que trabalha e reza, que pertence a Deus, à comunidade, ao presbitério e ao bispo. Esta é a nossa identidade, esta é a razão da nossa alegria.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF da homilia na íntegra.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social