Arquidiocese

XXIX Jornadas Teológicas
(+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
14 Out 2014
Logótipo e cartaz
Logótipo e cartaz do ano social (2014/2015)
PARTILHAR IMPRIMIR

Elementos para uma leitura teológico-pastoral do cartaz 

1. Numa primeira leitura a-religiosa, intuímos que só de um chão firme e fértil (fé professada e celebrada) pode brotar uma árvore vigorosa (fé vivida).

2. A árvore é uma metáfora transversal que nos reporta: à árvore da Vida (Gn 2,9; Ap 2,7), à árvore genealógica (somos descendentes da missão apostólica) e à árvore da paz (que o Papa Francisco plantou com os chefes de estado de Israel e da Palestina), enquanto objectivo último da missão eclesial, que visa gerar a concórdia entre os Homens (GS 41).

3. A ramificação da árvore, por sua vez, indica-nos que a mensagem cristã, não se reduz a um grupo específico ou a um contexto exclusivo, mas que se expande por todos os ambientes da trama humana, pois o “Homem é o caminho da Igreja” (João Paulo II, Redemptoris hominis, 14). A fé (árvore) tem assim origem na terra criada pelo amor de Deus, sustento no tronco do mistério da cruz de Cristo e expressão nas ramificações dos ambientes humanos habitados pelo Espírito Santo.

4. A ramificação com folhas em forma de coração, um dos símbolos da caridade cristã, espelha o marco, a orientação e o horizonte que deve pautar o nosso agir cristão.

5. O jogo bipartido de cores, entre o fundo vermelho e a árvore dourada, faz referência à cor vermelha do ano pastoral (fé vivida), como memória da cor dos mártires que deram testemunho da sua fé, e ao tipo de pastoral que se pretende: não uma pastoral qualquer, mas uma pastoral de ouro, ou seja, de qualidade.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento de Comunicação
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Coordenadora

Flávia Barbosa

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190