Arquidiocese

XXIX Jornadas Teológicas
(+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
19 Jul 2014
Nomeações eclesiásticas para o ano 2014/2015
Tendo em conta as necessidades pastorais, D. Jorge Ortiga procede às seguintes nomeações eclesiásticas.
PARTILHAR IMPRIMIR

MOVIMENTO ECLESIÁSTICO

O momento das nomeações evoca a minha tomada de posse como Arcebispo e sinto-me no dever de reconsciencializar o sentido de missão, em termos pessoais e de apelo a todos os cristãos, particularmente aos sacerdotes. São verdadeiramente interpelativas as palavras do Papa Francisco quando afirma: “A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou um ornamento que posso pôr de lado: não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser se não me quero destruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (E.G. 273). Nesta consciência de ser missão, também eu “gostaria de encontrar palavras para encorajar uma época evangelizadora mais ardorosa, alegre, generosa, ousada, cheia de amor até ao fim e feita de vida contagiante” (E.G. 261).

Esta nova época evangelizadora é a causa do Movimento Eclesiástico que anualmente elaboramos. Não se trata dum mero anúncio de mudanças feitas com maior ou menor critério e com sincera disponibilidade para servir o Reino. É o povo que devemos, em Igreja, servir e a vida dos sacerdotes reveste-se de alegria quando a prioridade das motivações pessoais reside no deixar-se conduzir pelo Espírito. É um verdadeiro movimento que questiona todo o presbitério para o acordar de possíveis desencantos, desânimos ou instalações numa vida que não aceita a novidade. Quando o sentido de missão é parte estruturante da vida sacerdotal não custa aceitar sugestões de mudança ou tomar a iniciativa disponibilizando-se para que ela aconteça em alegria de servir.

A mesma consciência de missão deve ser acolhida por parte dos leigos no duplo sentido de aceitar as referidas mudanças e de se predisporem para um trabalho em Igreja, depois duma formação adequada. Somos Povo sacerdotal que redescobre a sua identidade cristã não só na participação nos actos litúrgicos mas também no serviço responsável, nunca esquecendo o que este ano colocamos como objetivo do Programa Pastoral, o dever de crescer para uma comunidade de ministérios e serviços.

Quando celebramos os 500 anos do nascimentos do Beato Bartolomeu dos Mártires, procurando trazê-lo para o agir pastoral da Arquidiocese, recordo que ele sublinhou enfaticamente que “o pastor é para a Igreja e não vice-versa.”

“A Igreja não deve ser dada a um clérigo para bem do clérigo, mas para bem da mesma Igreja, como também se confia ao médico um hospital, não para bem do médico (embora ele, de facto, encontre aí o seu sustento), mas para utilidade do hospital.”

Quando, na verdade, a Igreja nas suas necessidades ocupa o primeiro lugar, sacerdotes e leigos compreendem a mudança. Faltando uma consciência de Igreja, tudo são razões e motivos para questionar.

Louvemos o Senhor pela disponibilidade que os nossos sacerdotes testemunham.


Neste sentido e perante as novas necessidades das comunidades, hei por bem proceder às seguintes nomeações:

- P.e José Adílio Barbosa de Macedo dispensado, a seu pedido e por razões de saúde, da paroquialidade de Santa Marinha de Remelhe, arciprestado de Barcelos;

- P.e Tiago Martins de Barros nomeado pároco de Santa Marinha de Remelhe, arciprestado de Barcelos, em acumulação com Divino Salvador de Pereira e Santa Leocádia de Pedra Furada, do mesmo arciprestado.

- P.e Manuel Ferreira Martins, a seu pedido e por razões de idade, dispensado da paroquialidade de Santo Estevão de Bastuço e de São João Baptista de Bastuço, arciprestado de Barcelos e nomeado Capelão da Casa de Saúde de Areias de Vilar, do mesmo arciprestado.

- P.e Luís Faria Pedro nomeado pároco de Santo Estevão de Bastuço e de São João Baptista de Bastuço, arciprestado de Barcelos em acumulação com a paroquialidade de São Jorge de Airó, Santa Maria de Moure e São Tiago de Sequeade, do mesmo arciprestado, contando com a colaboração do P.e José Gonçalves Barbosa.

- P.e Paulo Alexandre Gonçalves Neiva, dispensado da Capelania do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, continuando com a paroquialidade de Santa Maria de Bouro, Arciprestado de Amares, Parada de Bouro, arciprestado de Vieira do Minho e Santa Maria de Valdosende, arciprestado de Terras de Bouro.

- Cón. Narciso Carneiro Fernandes dispensado da paroquialidade de São Paio de Ruílhe e Divino Salvador de Arentim, arciprestado de Braga, continuando Presidente do Centro Social P. David Oliveira Martins, até determinação em contrário, e nomeado Capelão do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, arciprestado de Amares.

- P.e José Figueiredo de Sousa dispensado da paroquialidade de Santa Maria de Panoias, São Paio de Parada de Tibães, Santo Adrião de Padim da Graça, arciprestado de Braga, e nomeado pároco de Santa Eulália de Beiriz e São Cristóvão de Rio Mau, arciprestado de Vila do Conde/ Póvoa de Varzim.

- P.e João Alberto Sousa Correia dispensado da paroquialidade de São Miguel de Frossos, continuando com a paroquialidade de Santa Maria de Prado, arciprestado de Vila Verde, e com os trabalhos de docência na Faculdade de Teologia.

- P. Delfim Pinto Coelho dispensado da paroquialidade de Santa Eulália de Beiriz e São Cristóvão de Rio Mau, arciprestado de Vila do Conde/ Póvoa de Varzim  e nomeado pároco de Santa Maria de Panoias, São Paio de Parada de Tibães e São Miguel de Frossos, do arciprestado de Braga.

- P.e Francisco Marcelino Monteiro Esteves nomeado pároco de Santo Adrião de Padim da Graça, arciprestado de Braga, em acumulação com São Martinho de Mire de Tibães, do mesmo arciprestado.

- P.e Manuel Joaquim Azevedo Costa nomeado pároco de Divino Salvador de Arentim e São Paio de Ruílhe, arciprestado de Braga, em acumulação com São Miguel de Cunha e Divino Salvador de Tebosa, arciprestado de Braga, e São Tiago do Couto, arciprestado de Barcelos.

- P.e Adão Ricardo Pereira de Almeida nomeado Vigário Paroquial de Divino Salvador de Arentim, São Paio de Ruílhe, São Miguel de Cunha, Divino Salvador de Tebosa, arciprestado de Braga e São Tiago de Couto, arciprestado de Barcelos.

- P.e Manuel Oliveira dispensado da paroquialidade de São Pedro de Freitas, arciprestado de Fafe, continuando pároco de São Tomé de Travassós e Santo Estevão de Vinhós, do mesmo arciprestado.

- P.e Carlos Eugénio Pinheiro de Araújo nomeado pároco de São Pedro de Freitas, arciprestado de Fafe, em acumulação com S. Julião de Serafão, S. Miguel do Monte e Santa Cristina de Agrela, do mesmo arciprestado.

- P.e Manuel da Fonte Carvalho dispensado da paroquialidade de Santa Eulália de Revelhe e de São Vicente de Felgueiras, arciprestado de Fafe, continuando com a paroquialidade de São Martinho de Medelo e São Pedro de Queimadela, do mesmo arciprestado.

- P.e António Gomes Lima dispensado da paroquialidade de São Tomé de Estorãos e Santa Eulália de Gontim, arciprestado de Fafe, continuando com a paroquialidade de São Bartolomeu de Rego, do mesmo arciprestado.

- P.e José Miguel Fraga Cardoso, dispensado do serviço na Equipa de Formadores do Seminário Menor, da Coordenação do Departamento da Comunicação Social e de Chefe de Gabinete do Arcebispo Primaz, e nomeado pároco de Santa Eulália de Revelhe, São Tomé de Estorãos, Santa Eulália de Gontim e São Vicente de Felgueiras, do arciprestado de Fafe.

- P.e Joaquim Ferreira de Faria dispensado, a seu pedido e por razões de idade, da paroquialidade de Santa Maria de Airão e São João de Airão, arciprestado de Guimarães e Vizela, continuando a residir em Santa Maria de Airão.

- P.e Manuel da Silva Oliveira dispensado, a seu pedido e por razões de idade, da paroquialidade de São Vicente de Oleiros, arciprestado de Guimarães e Vizela, continuando capelão do Lar da Casa do Paço (Santa Maria de Airão).

- P.e Domingos Francisco Forte Oliveira, IMC, nomeado Administrador Paroquial de São João de Airão, Santa Maria de Airão e São Vicente de Oleiros, arciprestado de Guimarães e Vizela.

- P.e António Pereira Lopes dispensado, a seu pedido e por razões de idade e de saúde, da paroquialidade de São Pedro de Serzedelo ou Igreja Nova, arciprestado de Póvoa de Lanhoso, podendo continuar a celebrar na Capela do Centro Social e Paroquial.

- P.e Albino José da Silva Carneiro nomeado pároco de São Pedro de Serzedelo ou Igreja Nova, arciprestado de Póvoa de Lanhoso, em acumulação com Santa Maria de Sobradelo da Goma e São Gens de Calvos, do mesmo arciprestado.

- P.e Alcino Dias Xavier da Silva dispensado da paroquialidade de São Paio de Eira Vedra, arciprestado de Vieira do Minho, continuando com a paroquialidade de São Tiago de Guilhofrei e Santo Adrião de Soutelo, do mesmo arciprestado.

- P.e Luís Taborda da Silva Jácome nomeado pároco de São Paio de Eira Vedra, arciprestado de Vieira do Minho, em acumulação com São Mamede de Caniçada, do mesmo arciprestado.

- P.e José Luís dos Santos Matos, dispensado, a seu pedido, da paroquialidade de Santa Maria de Arnoso e São Miguel de Jesufrei, do arciprestado de Vila Nova de Famalicão e autorizado a usufruir dum Ano Sabático.

- P.e José Manuel Faria Ferreira, dispensado da paroquialidade de São Mamede de Sezures, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, continuando com a paroquialidade de São Cosme e São Damião do Vale e São Martinho do Vale, do mesmo arciprestado.

- P.e José Pedro Oliveira Novais nomeado Administrador Paroquial de Santa Maria de Arnoso, São Miguel de Jesufrei e São Mamede de Sezures, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, integrando-se na Equipa Sacerdotal de Brufe e Louro, do mesmo arciprestado.

- P.e Daniel de Sousa Neves dispensado da paroquialidade de Santa Lucrécia do Louro, São Tiago de Outiz e São Tiago de Mouquim, arciprestado de Vila Nova de Famalicão e nomeado para integrar a Equipa Formadora do Seminário Menor em ordem à elaboração dum projeto Educativo para o Ano Propedêutico e para colaborar na celebração dos 90 anos do Seminário Menor.

- P.e Nuno Jorge Monteiro de Castro nomeado Administrador Paroquial de Santa Lucrécia do Louro, São Tiago de Outiz e São Tiago de Mouquim, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, integrando-se na Equipa Sacerdotal de Brufe e Louro.

- P.e Francisco da Costa e Silva, dispensado, a seu pedido e por razões de idade, da paroquialidade de São Mamede de Marrancos e de São Tiago de Arcozelo, arciprestado de Vila Verde, continuando como pároco de Divino Salvador de Portela das Cabras, do mesmo arciprestado.

- P.e Sandro Nuno da Silva Vasconcelos dispensado da paroquialidade de São Mamede de Escariz, arciprestado de Vila Verde, e nomeado pároco de São Mamede de Marrancos e São Tiago de Arcozelo, em acumulação com São Martinho de Moure, São Martinho de Rio Mau, Divino Salvador de Pedregais e Santa Eulália de Godinhaços, do mesmo arciprestado.

- P.e Dayakar Reddy Thumma nomeado pároco de São Mamede de Escariz, arciprestado de Vila Verde, em acumulação com Santa Eulália de Cabanelas, São Martinho de Escariz e Divino Salvador de Parada de Gatim, do mesmo arciprestado.

- P.e Joaquim Filipe Dias Antunes dispensado da paroquialidade de São João Evangelista de Atães, Santo Estevão de Barros, São Pedro de Codeceda, São Martinho de Penascais e São Mamede de Vilarinho, arciprestado de Vila Verde.

- P.e Rui Manuel Gomes Sousa nomeado Administrador Paroquial de São João Evangelista de Atães, Santo Estevão de Barros, São Pedro de Codeceda, São Martinho de Penascais e São Mamede de Vilarinho, arciprestado de Vila Verde e para colaborar na Comissão Arquidiocesana de Pastoral Litúrgica e Sacramentos.

- P.e João Luís Ferreira Guerra Fontes dispensado, a seu pedido e por razões de saúde e idade, da paroquialidade de São Pedro de Barreiros, arciprestado de Amares.

- P.e Manuel Alberto Bezerra Alves nomeado pároco de São Pedro de Barreiros, arciprestado de Amares, em acumulação com São Martinho de Lago e Santo André de Rendufe, do mesmo arciprestado.

- P.e António Ferreira Machado, dispensado da Assistência Espiritual à LOC/MTC, continuando com a paroquialidade de Santa Leocádia de Fradelos e Divino Salvador de Vilarinho das Cambas, arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

- Diác. José Maria Carneiro da Costa nomeado Assistente Espiritual da LOC/MTC.

- Frei Emídio Morais dos Santos, dos Padres Capuchinhos, proposto para Capelão do Hospital de Barcelos e, ouvida a da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, nomeado Capelão da mesma.

- P.e Avelino Manuel Lima Castro, ouvida a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, nomeado Capelão da mesma, sem prejuízo dos encargos pastorais que já vem realizando.

- Cón. António Sepúlveda Soares dispensado do encargo de Diretor da Casa Sacerdotal e vogal do IDAC.

- P.e António Luís Alves de Sousa nomeado Diretor da Casa Sacerdotal e membro do IDAC, em acumulação com a paroquialidade de São Pedro de Merelim e São Paio de Merelim, arciprestado de Braga.

- P.e Tiago André Fernandes Freitas nomeado Secretário Particular do Arcebispo e Bispos Auxiliares e Diretor do Departamento de Comunicações Sociais

- P.e Manuel Morujão, S.J. nomeado Vigário Episcopal para a Vida Religiosa;

- Cón. Vítor Novais, nomeado Presidente da Comissão Arquidiocesana para as Vocações, Ministérios e Missões.

Braga, 20 de Julho de 2014

† Jorge Ortiga, A.P.


PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento de Comunicação
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Coordenadora

Flávia Barbosa

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190