Arquidiocese

Inscrições Nova Ágora. Serviço de jantar (10€) e babysitting (gratuito) (+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
21 Jan 2015
Comunicado sobre o P. José Miguel Pereira
Comunicado da Arquidiocese de Braga a propósito do falecimento do Padre José Miguel Torres Pereira
PARTILHAR IMPRIMIR
 

 

 

 

[PDF]

COMUNICADO

A PROPÓSITO DO FALECIMENTO DO PADRE JOSÉ MIGUEL TORRES PEREIRA

 

21 Janeiro 2015

 

1. A Arquidiocese de Braga foi, ontem, tristemente surpreendida com a morte do Pe. José Miguel Torres Pereira, pároco de Apúlia e Rio Tinto, localidades pertencentes ao concelho de Esposende. É com grande pesar e esperança cristã que vivemos este momento.

2. À família enlutada, e a todos os paroquianos de Apúlia e Rio Tinto, apresentamos as nossas mais sentidas condolências. Podem estar certos da nossa oração e proximidade neste momento de particular sofrimento.

3. Pesando embora o facto da autópsia ainda não ter sido realizada, de acordo com pareceres médicos ligados ao caso, tudo nos leva a crer que o sacerdote faleceu vítima de insuficiência respiratória aguda, ou seja, a morte deveu-se a causas naturais. Sabemos que o Pe. José Miguel teve recentemente problemas de foro respiratório. Tratou-se de uma pneumonia aguda, que terá conduzido a este desenlace fatal. Numa tentativa desesperada para conseguir respirar, o pároco terá tentado fazer, ele mesmo, uma traqueostomia que, infelizmente, não resultou.

4. Neste sentido, e analisados os pareceres médicos, não se confirmam as notícias avançadas por órgãos de comunicação social, nomeadamente os que apontavam um assalto a culminar num assassinato como causa de morte.

5. O Pe. José Miguel dedicou toda a sua vida à Igreja, desde tenra idade, quando aos 12 anos entrou para o 7º ano do Seminário Menor de Braga. A Arquidiocese de Braga une-se ao coração agradecido e emocionado dos irmãos no sacerdócio, paroquianos de todas as comunidades por onde passou, casais do Centro de Preparação para o Matrimónio Arquidiocesano, do qual era assistente, e jornalistas e colaboradores do Diário do Minho, onde foi director durante 5 anos e outros tantos como assessor do director.

6. O funeral será na próxima sexta-feira, dia 23 de Janeiro, às 10h na paróquia da Apúlia. No final desta eucaristia, segue em cortejo fúnebre para Belinho, Esposende, onde será celebrada nova eucaristia às 15h, indo depois a sepultar no cemitério paroquial.

Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso entre os esplendores da luz perpétua.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento de Comunicação
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Coordenadora

Flávia Barbosa

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190