Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
15 Mar 2018
Uma graça para a diocese do Porto
Saudação ao novo bispo da diocese do Porto, D. Manuel Linda
  © Avelino Lima | DM

O dia de hoje fica marcado por uma alegria imensa: D. Manuel Silva Rodrigues Linda foi nomeado como bispo da Diocese do Porto. A felicidade é ainda mais genuína quando partilhada, por isso a esta diocese irmã me junto no júbilo pela notícia.

Este momento constitui também uma oportunidade para reafirmar a importância da unidade pessoal e eclesial. A amizade une-nos, a mim e a D. Manuel Linda, desde o seu ministério enquanto bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga. Mas agora temos também outros motivos para uma união mais sólida e, se Deus quiser, mais frutífera.

Braga e Porto já teceram momentos de comunhão pastoral e reconhecem que o futuro deve ser trilhado de mãos dadas. Quero assegurar a D. Manuel Linda a minha permanente amizade, como irmãos e amigos. Na esperança aguardo pela alegria de encontros que, na sua diversidade de funções, poderão delinear projectos em comum para o bem das duas dioceses.

À diocese do Porto também gostaria de deixar algumas palavras: de perseverança e coragem. Sei que sofreram muito com a partida inesperada e prematura do D. António Francisco. Percebo que o tempo de espera pelo novo bispo também tenha ajudado a um certo desânimo. Em espírito de Igreja e amizade, neste momento que nos traz tanta alegria e novo fôlego, talvez seja a altura mais oportuna para dizer que importa continuar. A alegre notícia de evangelizar a partir dos inúmeros desafios que a sociedade nos lança, honrando as heranças dos bispos precedentes, deve trilhar o caminho que agora irão começar.

Uma profunda comunhão entre todos, sabendo integrar a diversidade da inteligência e história de cada um, levará a que o Evangelho se manifeste à cidade dos Homens. Assim creio e penso não estar sozinho: seremos todos unânimes nesta ideia.

Ao D. Manuel Linda e à diocese do Porto quero reafirmar a nossa mais profunda unidade eclesial. Que continuemos a caminhar juntos no anúncio da alegria da Verdade.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Documentos para Download