Arquidiocese de Braga

Etiqueta Abusos Sexuais

30 setembro 2022

Notícia

A. Igreja em França reforça apoio a vítimas de abuso sexual

As duas estruturas criadas após o relatório devastador do ano passado sobre abuso sexual relacionado com a Igreja já ajudaram 100 vítimas.

26 setembro 2022

Notícia

A. Jesuítas portugueses pedem perdão por abusos

Província Portuguesa da Companhia de Jesus apela às vítimas que contactem o Serviço de Escuta ([email protected] ou 217 543 085).

Julia Steinbrecht/KNA via CNS

6 setembro 2022

Notícia

A. Relatório provisório: padres transferidos por diocese alemã continuaram abusos

O relatório listou 195 pessoas como acusadas ​​ou condenadas por abuso sexual. A comissão disse que os números devem aumentar à medida que se aprofundam os arquivos.

5 setembro 2022

Notícia

A. Direito Canónico adapta-se para uma melhor resposta às vítimas de abuso

A participação na formação da resposta institucional às vítimas de abuso, no que diz respeito à resposta jurídica, exige uma atitude de abertura à formação contínua, atenta à evolução legislativa e ao esclarecimento de pontos obscuros ou problemáticos.

ALBERTO PEÑA/EFE/MAXPPP

2 setembro 2022

Notícia

A. No Chile, um estudo especifica as circunstâncias das agressões sexuais por parte do clero

A comissão responsável pelo apoio às vítimas publicou um estudo sobre as circunstâncias das agressões sexuais cometidas por padres. A vulnerabilidade da vítima e o abuso espiritual levam ao abuso sexual no ambiente eclesial.

Família Cristã

1 setembro 2022

Notícia

A. Abusos: “Cada uma das vítimas não é apenas um número de estatística”

Declarações de D. José Ornelas aconteceram durante a abertura do Simpósio do Clero.

AP Photo/John Locher

29 julho 2022

A. Papa pede perdão pelo “mal” dos abusos sexuais

Francisco invocou o exemplo de São François de Laval, primeiro bispo do Québec, que criticou os que rebaixavam os povos indígenas.

Alessandra Tarantino/AP

27 julho 2022

Notícia

A. Académico chileno diz que é preciso fazer mais para combater o abuso da Igreja

Quando a universidade apresentou um estudo único sobre abuso sexual clerical no Chile em 2020, detalhando os casos e alegações que remontam há 50 anos, apenas dois dos 35 bispos convidados para a apresentação apareceram.

25 julho 2022

Notícia

A. Primeiro balanço de Cremades sobre abusos em Espanha: “Entre 1.000 e 2.000 casos”

O advogado responsável pela auditoria externa da Igreja revela que existem até 30 acordos extrajudiciais com vítimas com indemnizações até 50.000 euros.

21 julho 2022

A. Argentina: Jesuítas pedem perdão a vítimas de abuso

Ex-alunos do colégio El Salvador, na cidade de Buenos Aires, acusaram um sacerdote já falecido em 2015.