Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
16 Jul 2016
Nomeações eclesiásticas
Nomeações para o ano pastoral de 2016+17
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Num ano sem ordenações sacerdotais, a solicitar um maior empenho na pastoral vocacional para um alegre serviço à causa do Evangelho, perante as necessidades mais imperiosas, e de harmonia com as reais possibilidades, hei por bem proceder às seguintes nomeações. 

As comunidades saberão acolher com profundo espírito eclesial e não deixarão de corresponder com uma consciente corresponsabilidade. Os sacerdotes continuarão a manifestar disponibilidade e generosidade eclesiais, suscitando nas comunidades uma maior consciência de discipulado que integra um verdadeiro espírito missionário por parte dos leigos.

Deus acompanha sempre o Seu povo. Importa que, com Ele, sejamos capazes de discernir os caminhos mais convenientes para uma renovação pastoral inadiável e imperiosa. 

 

Cón. Avelino Marques Amorim, dispensado da responsabilidade de Director do Seminário de N. Sra. da Conceição e nomeado pároco de S. Miguel de Gualtar, arciprestado de Braga, e Director do Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens.

P. Domingos Ferreira da Silva Brandão, dispensado, a seu pedido e por razões de idade, da paroquialidade de S. Miguel de Gualtar, arciprestado de Braga, e nomeado para colaborar com o P. Domingos Manuel Ferreira Machado, pároco de S. Tiago de Gavião, S. Tiago da Cruz e S. Silvestre de Requião, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, e noutras paróquias.

P. Mário Martins Chaves Rodrigues, nomeado Director do Seminário de N. Sra. da Conceição e Director do Departamento para a Pastoral Vocacional, continuando a trabalhar na elaboração da tese de doutoramento em Direito Canónico.

P. Marc Rodrigues Monteiro, dispensado de trabalhar na equipa do Seminário de N. Sra. da Conceição e de outros serviços que presta em Braga e nomeado Pároco de Sta. Comba de Fornelos, Sta. Maria de Aboim e S. Bento de Pedraído, arciprestado de Fafe, e Capelão do Santuário de N. Sra. das Neves.

P. Delfim Pinto Coelho, dispensado da paroquialidade in solidum, na qualidade de moderador, de Sta. Eulália de Fafe, Sta. Comba de Fornelos, Sta. Maria de Aboim e S. Bento de Pedraído e capelão do Santuário de N. Sra. das Neves, arciprestado de Fafe, e nomeado Reitor do Santuário de N. Sra. do Sameiro e Director do Departamento Arquidiocesano das Migrações, Turismo e Minorias.

P. Rui Manuel Gomes Sousa, dispensado da paroquialidade de S. João Evangelista de Atães, Sta. Marinha de Penascais, S. Mamede de Vilarinho, S. Pedro de Codeceda e Sto. Estêvão de Barros, arciprestado de Vila Verde, e nomeado Membro da equipa formadora do Seminário de N. Sra. da Conceição e Assistente do Departamento Arquidiocesano da Formação de Adultos.

P. Miguel Soares Tulumba, nomeado Administrador Paroquial de S. João Evangelista de Atães, Sta. Marinha de Penascais, S. Mamede de Vilarinho, S. Pedro de Codeceda e Sto. Estêvão de Barros, arciprestado de Vila Verde.

P. David Ferreira da Silva Júnior, dispensado, a seu pedido e por razões de idade, da paroquialidade de Félix e Sta. Marinha de Gondifelos, arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

P. Vítor Agostinho da Costa Ribeiro, dispensado da paroquialidade de S. Julião de Calendário, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, e nomeado Pároco de S. Félix e Sta. Marinha de Gondifelos e S. Martinho de Cavalões, do mesmo arciprestado.

P. Paulino Alfredo de Oliveira Carvalho, dispensado da paroquialidade, na qualidade de Moderador, de Sto. Adrião de Vila Nova de Famalicão, S. Martinho de Brufe e S. Martinho de Cavalões, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, e autorizado a continuar os estudos em Teologia Dogmática na Universidade de Salamanca.

P. Francisco Miguel Fernandes Carreira, dispensado da paroquialidade de S. Martinho de Cavalões, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, continuando como Pároco de Sto. Adrião de Vila Nova de Famalicão e S. Martinho de Brufe, do mesmo arciprestado.

P. Jorge Manuel Carneiro Ferreira, dispensado da paroquialidade de S. Paio de Besteiros, S. Tomé de Proselo e S. Martinho de Carrazedo, arciprestado de Amares, e nomeado Pároco de S. Julião de Calendário, arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

P. Dex-Steve Goyéko, dispensado da paroquialidade in solidum do Divino Salvador de Balazar, arciprestado de Guimarães e Vizela, e nomeado Administrador Paroquial de S. Paio de Besteiros, S. Tomé de Proselo e S. Martinho de Carrazedo, arciprestado de Amares, assim como para trabalhar no Tribunal Eclesiástico.

P. Domingos Manuel Ferreira Machado, confirmado como Pároco de S. Silvestre de Requião, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, continuando com a paroquialidade de S. Tiago de Gavião e S. Tiago da Cruz, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, assim como Capelão do Lar de S. João de Deus da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão.

P. Pedro Daniel Faria Marques, dispensado da paroquialidade de Sta. Maria de Aboim, S. Bento de Pedraído, Sta. Comba de Fornelos e de Capelão do Santuário de N. Sra. das Neves, arciprestado de Fafe, e confirmado Pároco in solidum, na qualidade de moderador,de Sta. Eulália de Fafe, arciprestado de Fafe, continuando como Arcipreste de Fafe.

P. Nuno Edgar Vieira Oliveira, dispensado da paroquialidade de Sta. Maria de Aboim, S. Bento de Pedraído, Sta. Comba de Fornelos e Capelão do Santuário de N. Sra. das Neves e nomeado Pároco in solidum de Sta. Eulália de Fafe, arciprestado de Fafe.

P. José Barbosa Granja, dispensado da reitoria da Basílica dos Congregados, arciprestado de Braga, Coordenador do Serviço para o Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso e de Director do Departamento Arquidiocesano das Migrações, Turismo e Minorias e autorizado a fazer uma experiência de vida monástica no Mosteiro de Singeverga.

P. Paulo Alexandre Terroso Silva, nomeado Reitor da Basílica dos Congregados, arciprestado de Braga, Director do Departamento Arquidiocesano das Comunicações Sociais e Coordenador do Serviço para o Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso, continuando o trabalho de elaboração da tese de doutoramento na área da Comunicação Institucional da Igreja.

P. Tiago André Fernandes Freitas, dispensado de Director do Departamento Arquidiocesano das Comunicações Sociais, confirmado como Chefe de Gabinete do Arcebispo Primaz e nomeado para colaborar na Basílica dos Congregados, arciprestado de Braga, e Director do Gabinete de Actividades Culturais do I.H.A.C, continuando o trabalho de elaboração da tese de doutoramento na área da Teologia Pastoral.

Mons. Joaquim Morais da Costa, dispensado, a seu pedido e por razões de idade, da Reitoria do Santuário de N. Sra. do Sameiro e nomeado para integrar a equipa sacerdotal das paróquias de Santa Maria Maior e Sé Primaz, S. João do Souto e S. Tiago da Cividade, arciprestado de Braga.

P. Manuel Joaquim de Sousa Lobato, dispensado do trabalho que realiza no Santuário de N. Sra. do Sameiro e nomeado para integrar a equipa sacerdotal das paróquias de Santa Maria Maior e Sé Primaz, S. João do Souto e S. Tiago da Cividade, arciprestado de Braga, com uma responsabilidade particular pela Igreja dos Terceiros.

Mons. António Alves Moreno, dispensado, a seu pedido e por razões de idade, da Capelania da Igreja do Pópulo e nomeado para integrar a equipa sacerdotal das paróquias de Santa Maria Maior e Sé Primaz, S. João do Souto e S. Tiago da Cividade, arciprestado de Braga.

P. Manuel Silva Ferreira, dispensado, a seu pedido e por razões de saúde e idade, da paroquialidade de S. Martinho de Fareja, arciprestado de Fafe, continuando pároco de S. Romão de Arões, do mesmo arciprestado.

P. José Marques Domingues, nomeado Pároco de S. Martinho de Fareja, arciprestado de Fafe, em acumulação com a paroquialidade de S. Mamede de Cepães, Sta. Cristina de Arões e S. Lourenço de Golães, do mesmo arciprestado.

P. Vitorino Capusso, dispensado de Vigário Paroquial de Sto. Adrião de Vila Nova de Famalicão, S. Martinho de Brufe e S. Martinho de Cavalões, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, e nomeado Pároco in solidum da paróquia do Divino Salvador de Balasar, arciprestado de Guimarães e Vizela, sendo moderador o P. Abel Braga Arantes de Faria.

P. Valentim Oliveira Gonçaves, SVD, dispensado da paroquialidade in solidum e da moderação das paróquias de S. Torcato, S. Miguel de Gonça, S. Pedro de Gominhães, S. Romão de Rendufe, S. Cosme e S. Damião de Lobeira, arciprestado de Guimarães e Vizela.

P. Agostinho Saldanha Oliveira, SVD, nomeado Pároco in solidum e Moderador das paróquias de S. Torcato, S. Miguel de Gonça, S. Pedro de Gominhães, S. Romão de Rendufe, S. Cosme e S. Damião de Lobeira, arciprestado de Guimarães e Vizela, continuando o P. Dinesh Bhalrai, SVD, Pároco in solidum das mesmas comunidades.

P. Paulo Alexandre Gonçalves Neiva, dispensado da paroquialidade de Sta. Marinha de Valdosende, arciprestado de Terras de Bouro, e de S. Julião de Parada de Bouro, arciprestado de Vieira do Minho, e nomeado Pároco de Sta. Marta de Bouro, S. Paio de Seramil, S. Tiago de Goães, arciprestado de Amares, continuando com a paróquia de Sta. Maria de Bouro, do mesmo arciprestado.

P. Fernando Eurico Lages da Silva, nomeado Pároco de S. Julião de Parada de Bouro, arciprestado de Vieira do Minho, continuando Pároco de S. Julião de Tabuaças e S. Martinho de Soengas, do mesmo arciprestado.

P. Marcelo Fernandes Correia Pinto, nomeado Pároco de Sta. Marinha de Valdosende, arciprestado de Terras de Bouro, continuando com a paroquialidade de S. João de Campo, Sto. António de Vilar da Veiga e Sta. Marinha de Covide, do mesmo arciprestado.

P. Jorge Filipe Vilaça Barbosa, Arq. Davide Augusto Marques Duarte e Enf. Ana Margarida Martins de Carvalho, nomeados como Equipa Missionária da Arquidiocese de Braga que, nos termos e condições do Acordo de Cooperação Missionária assinado com a Diocese de Pemba – Moçambique, assumirá a coordenação pastoral da Paróquia de Santa Cecília de Ocua, dessa mesma Diocese.

P. Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque, nomeado Director do Departamento Arquidiocesano para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-religioso, em acumulação com o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária.

P. Manuel Moreira da Costa Santos, dispensado de Director do Departamento Arquidiocesano para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-religioso e nomeado Assistente do Departamento Arquidiocesano para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-religioso.

P. Adão Ricardo Pereira Almeida, nomeado Assistente do MAAC e da JOC, sem prejuízo dos outros encargos pastorais.

Diác. José Maria Carneiro da Costa, nomeado Assistente Espiritual da LOC/MTC e do Conselho Arquidiocesano da Acção Católica.

Dr. Alberto Manuel Ribeiro Gonçalves, dispensado de Director do Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens e nomeado Director Executivo do mesmo Departamento.

Dra. Carla Alexandra Macedo dos Santos, proposta para Assistente Espiritual e Religiosa do Centro Hospitalar do Médio Ave EPE, Unidade de Vila Nova de Famalicão, mantendo a coordenação do Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde. O P. Vítor Agostinho da Costa Ribeiro é nomeado para prestar Assistência Espiritual e Religiosa no Centro Hospitalar do Médio Ave EPE, Unidade de Vila Nova de Famalicão.

 

Os diáconos ordenados neste ano farão o seu estágio pastoral nos seguintes locais:

Diác. Fernando Alberto Abreu Torres, nas paróquias de Sta. Maria Maior e Sé Primaz, S. Tiago da Cividade e S. João do Souto, arciprestado de Braga, sob a orientação do Cón. Manuel Joaquim Fernandes da Costa.

Diác. Fernando Manuel da Costa Machado, nas paróquias de Sta. Maria de Ferreiros e Divino Salvador de Amares, arciprestado de Amares, sob a orientação do P. Avelino dos Santos Mendes.

Diác. José Pedro Vale Oliveira, na paróquia de Nosso Senhor dos Navegantes das Caxinas, arciprestado de Vila do Conde / Póvoa de Varzim, sob a orientação do Mons. Domingos Ferreira de Araújo.

Diác. Paulo Jorge da Costa Gomes, na paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde, arciprestado de Vila do Conde / Póvoa de Varzim, sob a orientação do P. Paulo César Pereira Dias.

Diác. Rúben João Faria da Cruz, no Seminário de N. Sra. da Conceição, sob a orientação do P. Mário Martins Chaves Rodrigues.

Diác. Vítor Emanuel Pereira Sá, na paróquia de Sta. Eulália de Balasar, arciprestado de Vila do Conde / Póvoa de Varzim, sob a orientação do P. Manuel Casado Neiva.

 

Braga, 17 de Julho de 2016


† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190