Arquidiocese

Beato Bartolomeu dos Mártires já é Santo
[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 22 Jul 2016
Museu Pio XII inaugura "Contas de Rezar"
Inauguração acontece pelas 18h15, na Torre Medieval do Museu.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Museu Pio XII inaugura hoje, dia 22 de Julho, pelas 18h15, na Torre Medieval, a Exposição "Contas de Rezar Decorativas de Parede", da Colecção Júlia Lourenço. A iniciativa é promovida pelo Museu, pela Santa Casa da Misericórdia, pela Câmara Municipal de Braga e por Júlia Lourenço.

Trata-se, provavelmente, de uma das maiores colecções mundiais de Contas de Rezar e pertence à professora da Universidade do Minho, cujas viagens que realizou com finalidades de ensino e investigação científica, a levaram a mais de 40 países. Daí resulta uma exposição "multicultural, inter-religiosa e inclusiva".

De acordo com Júlia Lourenço, "os terços e contas de rezar patentes nesta Exposição foram, todos eles, apertados devotamentepor mãos humanas, transportanto um património riquíssimo de emoções e sentimentos. Ao serem adquiridos pela coleccionadora ou oferecidos por familiares, amigos e conhecidos, nesses actos de aquisição ou doação, ficou patente o testemunho de um passado distante ou mais recente de um objecto religioso que se destina, agora a ser musealizado."

A Exposição estará patente no Museu até dia 13 de Outubro.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190