17 outubro 2016

Pastoral Universitária apresenta propostas de voluntariado

DACS

Os projectos contemplam duas propostas de âmbito local e uma de cariz internacional.

A Pastoral Universitária apresenta os projectos de voluntariado para o novo ano lectivo, no Centro Pastoral Universitário. A sessão está marcada para o dia 25 de Outubro, às 18h30.

O projecto "Mais Horizonte" e o projecto de voluntariado na Casa de Saúde do Bom Jesus são as propostas de voluntariado local a que os estudantes universitários ou recém-licenciados se podem associar. A nível internacional, o projecto "Sementes" arranca com a sua quarta edição. As inscrições para os dois primeiros já se encontram abertas.

O "Mais Horizonte" consiste no apoio a crianças com dificuldade de aprendizagem e insucesso escolar, e processa-se numa parceria com a Escola Básica de Gualtar.

projecto de voluntariado na Casa de Saúde do Bom Jesus incide sobre a realização de acções de apoio e acompanhamento de mulheres portadoras de doença mental.

Quanto ao projecto "Sementes", trata-se de um projecto de cariz internacional, de curta duração, em países em vias de desenvolvimento e com expressão portuguesa. O objectivo da intervenção consiste, tal como descrito em comunicado enviado pela Pastoral Universitária, em "proporcionar oportunidades de vivências humanas e sociais que permitem aos voluntários confrontar-se com a sua condição de vida, a sua responsabilidade junto dos mais desfavorecidos e a sua consciência cristã". As inscrições para integrar o projecto decorrem entre 17 e 31 de Outubro.

A Pastoral convida os universitários e pós-universitários a participarem nas acções de voluntariado, com um apelo ao "sentimento de solidariedade de cada estudante, bem como ao seu compromisso para com o melhoramento da sociedade em que se inserem".

A Pastoral Universitária de Braga é um departamento da Arquidiocese de Braga que tem como objectivo "sensibilizar alunos, funcionários e professores para a mensagem de Cristo", através do "diálogo sério entre fé e cultura".