15 dezembro 2016

"E se Jesus nascesse na Ucha?”. A freguesia responde

Fotografia Rui Igreja

A abertura do presépio movimentado acontece Domingo, dia 18 de Dezembro.

A freguesia da Ucha, em Barcelos, organiza, pelo quarto ano consecutivo, um presépio movimentado com o mote "E se Jesus nascesse na Ucha?”.

O objectivo da iniciativa passa por criar uma réplica da freguesia da Ucha, procurando retratar as principais profissões e tradições do passado da freguesia barcelense, bem como o nascimento de Jesus.

Este ano o presépio contará com uma área maior, com uma típica procissão, com a produção de vinhos e ainda com o cultivo de cereais e produtos hortícolas.

A abertura do presépio movimentado acontece Domingo, dia 18 de Dezembro, num anexo junto à sede dos escuteiros da freguesia da Ucha. Nesse mesmo dia realiza-se o primeiro concurso de presépios. Para o concurso os participantes têm de apresentar o seu presépio natalício, feito de forma artesanal, sem restrições quanto ao material, não podendo apenas ultrapassar no seu total as medidas de 40cmx40cm. A votação está aberta entre 18 de Dezembro e 15 de Janeiro. No dia 15 vão ser atribuídos os três primeiros lugares, assim como prémios surpresa.

Já no dia 25 de Dezembro, pelas 15h30, realiza-se um presépio humano, com a participação de mais de 40 pessoas. Em destaque neste ”presépio vivo” está a encenação do nascimento de Jesus. O presépio movimentado da Ucha encerra, a 15 de Janeiro, com um cantar de reis, pelas 15h30.