7 março 2017

Barcelos acolhe Procissão dos Passos

Fotografia DR

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, vai presidir e encerrar o acto religioso.

No próximo Domingo, dia 12, realiza-se a tradicional Procissão dos Passos em Barcelos. A procissão parte da Igreja Matriz, após o Sermão do Pretório, que terá início às 15h30. O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, vai presidir e encerrar o acto religioso.

Do cortejo farão parte confrarias e associações, figurados, autoridades e convidados, enquanto a Palavra, proclamada pelo Pe. Manuel António Moreira (pároco em Paredes de Coura), "vai tentando chegar ao coração dos crentes para se tornar vida mais humanizada porque penetrada pelo divino", tal como explicado em comunicado de imprensa.

Partindo da Igreja Matriz, a procissão será interrompida pelas 16h30 no Largo da Porta Nova, para o Sermão do Encontro, que irá evocar "os encontros de mães e filhos que, ao longo da história, relevam a ternura necessária para a humanização da vida, hoje tão arredada de uma sociedade materialista e secularizada", pode ainda ler-se.

A presidir e encerrar o acto religioso estará o Arcebispo Primaz, que vai dirigir uma palavra aos fiéis.

O Senhor dos Passos e a Senhora das Dores são as imagens do Encontro. Esta última aguarda, no templo do Senhor da Cruz, a imagem de Seu Filho, que será transportada ao longo do cortejo.