10 julho 2017

Exposição fotográfica recorda percurso de D. Jorge Ortiga

Fotografia Ana Marques Pinheiro

DACS

Os momentos foram captados pelo fotojornalista Avelino Lima.

Foi hoje inaugurada, no Auditório Vita, a exposição fotográfica “Construindo Pontes”, que recorda alguns dos encontros entre o Arcebispo Primaz e personalidades civis significativas, captados pelo fotojornalista Avelino Lima. A exposição surge no âmbito das Bodas de Ouro Sacerdotais de D. Jorge Ortiga e pode ser visitada até Sexta-feira, dia 14 de Julho.

“Construindo Pontes” retrata um percurso de 50 anos de sacerdote, 30 dos quais enquanto bispo, em que D. Jorge Ortiga “dialogou com diversas personalidades do mundo da cultura, política, educação e assistência social”, pode ler-se na descrição da exposição.

A importância dos encontros retratados na exposição reside, para o Arcebispo, no facto de representarem o “diálogo”, aspecto que considera central na vida da Igreja.

“No meu ministério apostólico, tenho procurado ter uma relação com todas as pessoas, com sinceridade e com verdade. Nesta relação com todas a pessoas, vou também privilegiando o mundo civil, porque não concebo uma Igreja que se fecha dentro dela própria e que não é capaz de ver o mundo e de dialogar com o mundo”, realça D. Jorge Ortiga.

Fotógrafo no Diário do Minho há mais de 30 anos, Avelino Lima explica que as fotos seleccionadas são as que lhe parecem “mais significativas em termos de contributo à sociedade”.

Entre elas destaca os encontros com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o ex-presidente da República Cavaco Silva, com empresários, com o futebolista Cristiano Ronaldo e os responsáveis pela selecção nacional, e ainda a inauguração do Mosteiro de Tibães após as obras de recuperação.

“São 20 anos de cobertura jornalística que estão aqui expostos”, sublinha o fotógrafo.