Arquidiocese de Braga -

14 julho 2017

Mensagem do Papa Francisco ao Arcebispo Primaz

Fotografia L'Osservatore Romano

DACS

O Santo Padre enviou uma mensagem a D. Jorge Ortiga, a propósito das suas bodas de ouro sacerdotais. Veja a carta na íntegra.

\n

Ao Venerável Irmão,

Jorge Ferreira da Costa Ortiga,

Arcebispo Metropolita de Braga.

 

         Venerável Irmão, quando te preparas para celebrar o teu jubileu de ouro sacerdotal, que no próximo dia 9 de Julho, juntamente com os fiéis confiados ao teu cuidado pastoral devidamente celebrarás, acompanhamoste com as nossas preces e sentimentos de estima.

     Nesta feliz oportunidade queremos manifestar-te por esta Carta, as nossas calorosas felicitações, e recordar a solicitude com que cumpriste diversas funções, preparando, na juventude, o espírito e inteligência para exerceres o ministério sacerdotal, seguindo diligentemente os cursos do Seminário da tua Arquidiocese de Braga e da Pontifícia Universidade Gregoriana, especialmente, no âmbito da História da Igreja.

     Ordenado presbítero, no mencionado dia (9 de Julho) de 1967,exerceste assiduamente funções docentes na Universidade CatólicaPortuguesa, e depois a de Director da Obra das Vocações Sacerdotais e de Vigário Episcopal do Clero.

       Em 9 de Novembro de 1987, São João Paulo II nomeou-te Bispo Auxiliar de Braga, com o título de Nova Bárbara. O mesmo Pontífice, doze anos depois, constituiu-te Arcebispo Primaz de Braga.

       Conduzindo os fiéis confiados à tua cura pastoral pelas veredas do Evangelho, demonstraste zelo apostólico, exemplo permanente de vida espiritual e fidelidade ao Magistério de Igreja. Com alegria, tomaste diversas iniciativas, a todos prestando auxílio, de preferência aos pobres e aos necessitados de cuidados especiais. Revelaste também capacidades administrativas e afabilidade nas reuniões com os sacerdotes e com os cristãos leigos. Por estas e outras qualidades, és estimado pelos demais Bispos, que não só te consideraram apto para assumires a grande responsabilidade e funções da Conferência Episcopal Portuguesa, como te reelegeram.

     Recordamos também o importante serviço prestado na Comissão Episcopal da Comunidade Europeia.

        Por isso, agora, suplicamos para ti a graça de Deus e, depois, a abundante recompensa dos teus méritos, e muito desejamos que celebres alegremente o teu jubileu sacerdotal com todos os que te são caros. Finalmente, concedemos-te, com muita amizade, a nossa Bênção Apostólica, que partilharás com o clero e os fiéis do teu rebanho, ao mesmo tempo que pedimos insistentemente as vossas orações para cumprirmos competente e diligentemente a pesada missão Apostólica que nos está confiada.

 

Vaticano, 14 de Junho de 2017, ano quinto do Nosso Pontificado.

Franciscus.

 


Download de Ficheiros

Mensagem do Papa Francisco ao Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga