Arquidiocese

Peregrinação Jubilar das Pessoas com Deficiência. Inscrições abertas.
(+info)

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
20 Jul 2017
S. Geraldo
Um esclarecimento sobre o novo projecto
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

1. A Arquidiocese de Braga tem um objectivo claro no que concerne ao seu património. Ele está ao serviço da evangelização. Neste sentido, procuramos recuperá-lo dignamente, devolvê-lo à fruição dos cidadãos e usufruir dos legítimos rendimentos para prosseguir a nossa missão. De modo particular, recordamos a opção preferencial da Igreja pelos mais pobres e marginalizados da sociedade.

2. Este objectivo esteve também presente nas várias soluções que, ao longo dos anos, foram pensadas para o S. Geraldo. Nunca nos interessou alienar. Sempre estivemos abertos a propostas que dignificassem a história do edifício. Não obstante a nossa abertura, nunca surgiram, ao longo de mais de 20 anos, quaisquer propostas sólidas e viáveis.

3. A inutilização do edifício, ao longo deste tempo, provocou uma contínua degradação das instalações, com efeitos negativos para a imagem da cidade e, inclusive, para a saúde pública. Esta situação indesejada reclamava uma intervenção urgente.

4. A solução idealizada era do nosso agrado e correspondia à nossa missão. Todavia, faz também parte da nossa identidade uma permanente abertura ao diálogo e à mudança. Perante um projecto sólido e viável do Município de Braga, a Arquidiocese de Braga reconheceu a validade dos argumentos e quer ser parceira no novo futuro do S. Geraldo. Na verdade, com este novo projecto são preservados os interesses da Arquidiocese, da cultura da cidade, assim como do promotor privado do Mercado Urbano, cujo projecto poderá ser reorientado para outro local no centro da cidade.

5. Se lamentamos o tempo perdido em burocracias e contratempos inoportunos e desnecessários, alegra-nos a certeza de que o actual projecto do Município de Braga se encontra em sintonia com o nosso objectivo de sempre de requalificar, de respeitar a memória e a história e de restituir à cidade um S. Geraldo para o século XXI.

 

Braga, 21 de Julho de 2017

 

O Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Braga

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento de Comunicação
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 190